quarta-feira, 23 de junho de 2010

10.

"
(...)
Dou por mim agora a pensar em como os aeroportos já não têm grandes segredos, em como o problema do idioma se resolve estando no país em que se fala e em como a vida é o que fazemos dela...mas uma coisa não mudou no meu pensamento...

por mais voltas que dê,
por mais gente que conheça,
por mais tempo que passe
por mais que goste da vida que levo em Madrid...o meu país e a minha casa serão sempre (em) Portugal."

in O meu país e a minha casa
(Fui-para-Madrid)


Durante quase 3 anos esperei, ansiosa, por este momento.
Regressar a Portugal.
Regressar ao país que sempre esteve tão perto mas que me pareceu infinitamente longe, ao país que apesar de tudo de mal que tenha é aquele que me deu a educação que hoje tenho, ao país onde estão as pessoas que interessam.
Propus-me esperar pelo momento certo, o momento em que a monotonia se começasse a apoderar...esse momento que tantas vezes desejei, mas que igualmente temi...chegou.

Deixarei Madrid com uma profunda tristeza, como se parte de mim me fosse arrancada sem dó nem piedade, volto para Portugal, com um sorriso nos lábios e consciente das dificuldades que me esperam. Primeiro porque novamente terei de começar tudo de novo e depois porque apesar de ser o meu país, eu deixei de saber como funciona.

E por favor não me digam "agora é que vais ver o que é trabalhar dia e noite!", "agora é que vais ver o que andaste a perder, o triste país que temos", não me digam isso por favor. É que por trás de todos os posts que escrevi, com peripécias caricatas, com curiosidades e outras coisas, ficou muito por contar. Histórias que eu vivi que não tiveram finais felizes, que me fizeram pensar várias vezes se não era melhor deixar isto tudo, histórias que nunca aqui contei nem contarei.

Jamais me arrependerei da decisão que tomei em 2007...tudo o que aprendi em Espanha, tudo pelo qual tive que passar e tudo o que consegui neste país foi extraordinário, às vezes paro para pensar nisso e lembro-me apenas das palavras de um colega a quem há uns tempos lhe contei a minha passagem por Espanha...ele no final disse-me "Fogo Rita admiro a tua coragem e vontade", de facto é isso mesmo, coragem, vontade e determinação. Com isto tudo é possível!

Mas apesar de ver agora tudo de uma perspectiva completamente diferente, há coisas que simplesmente não mudam...

Começa aqui a contagem decrescente!

5 comentários:

  1. E é de admirar sim senhor. Há alturas em que se não deixarmos tudo para trás não andamos para a frente. Benvinda de volta, vais ver como num instante de re-adaptas a isto e, assim como assim, Madrid é já ali ao lado, para matar saudades. ;)

    ResponderEliminar
  2. Então e o blog "Fui para Madrid" vai continuar?

    ResponderEliminar
  3. O mais difícil de quem vai ficando cá fora é ver outras pessoas, como agora fazes tu, a regressarem.

    Vou ter saudades tuas, mesmo sem te conhecer.

    Mas olha ainda estamos a tempo!!

    Vais ver os oitavos no Moma na segunda ou na terça?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Rita, á muito que não comento no teu blog, embora esteja sempre lendo o que de bom escreves.
    Mas ao ler este post, não poderia deixar passar sem o comentar.
    Ao ler este post poderia te dizer que fico feliz por voltares á nação que te viu crescer, á família e aos amigos, mas fico triste por pensar que vamos perder por os teus pensamentos por escrito e perder o contacto contigo. Faço daqui um apelo a todos os leitores deste blog para que se manifestem a fim de mover uma suposta ideia da Rita de poder vir a abandonar este blog.

    Saudações Algarvias

    J.Pedro

    ResponderEliminar
  5. Bluebluesky:
    obrigada :)

    Pitux:
    essa é a eterna questão...

    Maggie:
    Como te entendo. É complicado quando vemos alguém que conhecemos partir...possivelmente estarei no MOMA sim, depois falamos!

    JP:
    Achei piada ao apelo à nação!! :D

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.