quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cordoba!!

Cordoba pertence à região da Andaluzia e é tal como Sevilla e Granada, Património da Humanidade pela UNESCO. Situa-se a aproximadamente 400km de Madrid e a 150km de Sevilla.
Decidi, então, meter-me à aventura e ir conhecer esta cidade.
Fui sem grandes expectativas, primeiro porque não tive sequer tempo de planear a visita e depois porque tinha à minha espera um guia local que fez questão de me mostrar tudinho de Cordoba, de me levar a provar a gastronomia e de me explicar todos os detalhes históricos. E é tão diferente quando visitamos uma cidade e temos alguém que nos explique e nos mostre o que conhece como ninguém.


Pois bem, apanhei o TGV (ou em bom Castelhano, o AVE) e fui direita a Cordoba, para conhecer uma cidade que adorei. As ruas pequeninas, os famosos pátios com flores, as pessoas, o ambiente em si...e claro, o meu guia impôs-me logo desde início que a Mesquita (a famosa Mesquita que eu tanto queria ver) era a última coisa que visitaríamos...porque segundo ele, o melhor tinha de ficar para o fim...e que fim!
Perguntava-me eu, porque é que a célebre imagem da Mesquita aparecia em todo o lado? em postais, em sites, em todos os regalos quando a palavra era Cordoba?...porque uma foto de Cordoba que não tenha a Mesquita não interessa a ninguém e só quem já lá esteve sabe do que falo.

Tive também a oportunidade de provar a sua gastronomia, o famoso Salmorejo ou o Flamenquín...hmmmm!!

Resta-me dizer apenas que esta cidade surpreendeu-me pela positiva...aconselho uma visita a quem, tal como eu, gostou de Sevilla, porque de certeza também gostará de Cordoba e...termino dizendo apenas, que o pódio do meu ranking de cidades visitadas vai mudar!!

Nota para Cordoba (0-10): 9.8, sem dúvida a cidade espanhola que visitei até agora que mais gostei, por tudo.

2 comentários:

  1. Não sei se te lembras de eu ter dito há umas semanas que ia para Jaén...de sexta à oito...
    Temos sempre pouco tempo para visitar as cidades que visitamos em torneios(chegamos sexta à noite,partimos domingo à tarde)mas parece que desta vez vamos ficar mais um dia(talvez...)
    Pois que estávamos a pensar em ir a Cordoba...agora fiquei mesmo curisosa :D

    ResponderEliminar
  2. Vais gostar de certeza...mas tens de ir visitar a Mesquita!

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.