segunda-feira, 13 de julho de 2015

Há dias assim.

É quando queremos explicar algo e não encontramos as palavras certas. É quando estamos o dia todo a pensar e falar noutra lingua. É quando dizem piadas ou frases feitas e todos se riem e não entendemos, mas sorrimos para não ficar mal. É quando queremos não ter de nos concentrar para entender alguém...são tantas e tantas as vezes que estas situações ocorrem no meu dia-a-dia, que há momentos em que fico cansada de ouvir outra língua que não seja a minha materna.
É por isto que não vejo televisão, que pouco ou nada ouço rádio ou que tento não ler livros em espanhol. 
Chega a um ponto em que uma pessoa fica saturada desta língua, e não é por mal, é só porque a nossa é bem mais fácil de falar. 
Há dias em que eu desejava falar o dia todo em Português...são estas as pequenas coisas que não damos valor mas que têm um valor imenso.

3 comentários:

  1. Identifiquei-me muito com isto. Ao fim de quase 7 anos na Suécia ainda há muitos momentos em que sorrio por cortesia, sem entender certas referências que fazem. Mas com o tempo comecei a sentir-me desconfortável "em Português" também, às vezes até me custa articular as frases. Enfim, vida de emigrante!!

    ResponderEliminar
  2. Joana,
    também me acontece em Português e o pior é meter palavras espanholas, fica tudo a olhar, mas não é por mal e dp ninguém entende isso de ser complicado falarmos a nossa.

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.