sexta-feira, 5 de março de 2010

A lei que não se cumpre (ainda) em Espanha!

Se há coisa que me irrita profundamente é estar num restaurante ou bar e levar com uma lufada de fumo de cigarro de alguém. Talvez em Portugal isto já não seja tão habitual, mas em Espanha é normalíssimo.
A lei que proíbe fumar em espaços públicos em Espanha ainda não existe (ou melhor, existe mas é como se não existisse!).
2 anos...a caminhar para os 3 de atraso relativamente a nós...só agora se começou a falar, muito timidamente, neste tema...e também aqui existe uma grande contestação, de um lado a ministra da saúde, do outro o sector hoteleiro...mas cá me parece que estes não terão muitos mais argumentos para travar o que a meu ver é apenas uma simples questão de tempo!

Eu, sinceramente, espero que se despachem e que tratem de resolver o assunto o mais rápido possivel :)

7 comentários:

  1. É horrível realmente. Mas Rita, a Espanha já tem a lei, o que acontece é que enaquanto cá quase todos optaram por proibir o tabaco, aí passou-se o contrário! (é o que dá dar a escolher...)

    ResponderEliminar
  2. De facto faz toda a diferenca! Ja' nao consigo imaginar-me num restaurante e a mesa ao lado a partilhar comigo o seu fumo arghhh!

    Curioso tinha ideia que em Espanha tambem era proibido.

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Se calhar este post não está escrito da melhor maneira, admito.

    De facto a lei existe (ley 28/2005).
    O que acontece é que, tem dois "apartados" que se contradizem, a meu ver.
    No apartado 7 desta lei, aparece:
    (transcrevo tal como está em Castelhano)

    Artículo 7. Prohibición total de fumar.
    Se prohíbe totalmente fumar, además de en aquellos lugares o espacios definidos en la normativa de las Comunidades Autónomas, en:
    (…)
    g) Centros comerciales, incluyendo grandes superficies y galerías, salvo en los espacios al aire libre. En los bares, restaurantes y demás establecimientos de hostelería y restauración situados en su interior y separados del resto de sus dependencias, no se podrá fumar, sea cual fuere su superficie, salvo que se habiliten zonas para fumadores, de acuerdo con lo establecido en esta Ley.
    (…)

    mas logo no artigo 8 é como se desmentisse tudo o que aparece no artigo 7:

    Artículo 8. Habilitación de zonas para fumar.
    1. Se prohíbe fumar, aunque se permite habilitar zonas para fumar, en los siguientes espacios o lugares:
    (…)
    c) Bares, restaurantes y demás establecimientos de restauración cerrados, con una superficie útil destinada a clientes o visitantes igual o superior a cien metros cuadrados, salvo que se hallen ubicados en el interior de centros o dependencias en los que se prohíba fumar de acuerdo con lo previsto en el artículo 7.
    (…)

    e aqui só estou a fazer referência a bares e restaurantes, mas esta lei existe para todos os espaços públicos…embora devido a esta "clausula 8" não seja cumprida.

    Fonte:
    Boletim do Estado Espanhol

    ResponderEliminar
  4. Eu nem quis dizer que a lei já existe em Espanha.
    Tive medo de levar com um :$

    :P:P:P:P:P:P:P:P:P:P:P:P:P

    ResponderEliminar
  5. Jiboia:
    Medo?!
    Terias levado com um :#

    PS-Sabes o que quer dizer?

    ResponderEliminar
  6. Então é o smile com um fecho na boca...ai Jiboia, Jiboia tens de ver se começas a decorar os atalhos dos smiles!!! :#

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.