sábado, 27 de fevereiro de 2010

Excuse me, hablas inglés?

Foi com esta pergunta que um indiano se dirigiu a mim no supermercado, estava eu na secção dos chás e cafés.
Respondi "a little bit" não fosse ele aventurar-se e meter o turbo e eu não perceber nada ou acontecer algo parecido ao que me aconteceu há uns tempos atrás (Post:Eu devo ter boa pinta) e não me largar mais.

Tinha 2 pacotes de café na mão, um de descafeinado e outro de café normal, perguntou-me qual era a diferença entre os 2, eu deu-me vontade de rir, primeiro porque escolheu logo a pessoa que menos devia perceber de café naquele corredor e depois porque me aconteceu algo parecido há uns meses atrás:

Estava no trabalho e após uma/duas hora/s de ter tomado um café comentei com um colega que o café já não me fazia nada, até parecia que tinha o efeito contrário, uma vez que estava cheia sono. Ele perguntou-me qual tinha sido o café que eu tinha tomado, respondi-lhe "Um descafeinado qualquer, porquê?", desatou a rir e disse qualquer coisa do género "Andas a tomar descafeinados, isso não faz nada!! Sabes que o descafeinado é muito mais suave, não sabes?", eu não respondi, comecei a sentir-me quente na cara…e sorri, ele apercebeu-se e terminou com "não vale a pena dizeres nada, já percebi tudo!!".

Pensando nesta situação não sei porque é que nunca me interessei por saber o que era realmente um descafeinado, acho que isto mostra verdadeiramente o interesse que me desperta o café…!

Quando o rapaz me perguntou isso eu respondi-lhe com os meus vastos(!) conhecimentos sobre café, ele ficou todo contente como se eu tivesse feito alguma coisa do outro mundo. Mas o mais engraçado de tudo foi perceber como saber as coisas que não nos interessam às vezes pode dar jeito!

9 comentários:

  1. Eu não percebo nadinha de cafés mas acho que "descafeinado" diz mesmo na palavra que é sem cafeína: "des-café".

    ResponderEliminar
  2. O saber não ocupa lugar, sempre ouvi dizer. :)

    ResponderEliminar
  3. Realmente descafeinado está tudo dito, sem cafeína... LOL
    Mas de qualquer forma quem bebe café com frequência deixa de ser afectado, ou seja, passado uma semana o corpo já se habituou à cafeína e esta deixa de fazer efeito. Por isso podes continuar a beber cafés que ficas com sono na mesma. O efeito passa a ser mais psicológico do que outra coisa.
    (isto foi demonstrado no documentário da BBC - the truth about food - http://www.bbc.co.uk/sn/humanbody/truthaboutfood/best/caffeinebrain.shtml).

    BTW, se quiseres beber apenas a cafeína do café pede uma coca-cola, porque é para aí que vai a cafeína que é retirada para se fazer o descafeínado ;)

    ResponderEliminar
  4. Quero ser apenas mais um que aqui te veio bater na cabeça:P
    "Óh Rity, então descafeinado não significa sem cafeína? Tristeza:) Só uma nota para dizer que normalmente os descafeinados têm cafeina na mesma, mas em dose menor;) Bj*

    ResponderEliminar
  5. Paulo:

    Pois...é que eu não percebi, percebes?! :D

    Eu tb tinha essa ideia...ou seja "des" não quer dizer que NÃO tenha cafeina, mas sim que tem menos, estava só à espera do teu apoio!!!LOL

    ResponderEliminar
  6. Ah granda Paulo, o mestre desta matéria. Pois fica sabendo que o descafeínado apenas contém vestigos de cafeína (cerca de 2% a 3%) e isso acontece porque é muito dificil separar a cafeína dos restantes compomentes. Dizer simplesmente que contém menos cafeína é ridiculo.
    O sufixo 'des' significa literalmente 'sem'. Se estás desconfortavel estás sem conforto. Se estiveres com pouco conforto dizes simplesmente menos confortável.

    Se beberes chá estás a consumir mais cafeína do que com um descanfeínado.
    O saber não ocupa lugar mas as bocas foleiras sim...

    ResponderEliminar
  7. mikatu:
    nunca intervi em troca de comentários directos entre leitores do meu blog...mas o teu ultimo comentário obriga-me a fazê-lo desta vez para esclarecer o seguinte:

    O Paulo é meu amigo pessoal e conhece-me melhor que ninguém tal como eu a ele :) O comentário dele não foi de forma alguma com a intenção de gozar ou de mandar "bocas foleiras" como dizes. O comentário dele é inteiramente dirigido a mim e escrito num tom que só eu percebo (a parte da Tristeza, por exemplo...). Lamento que o tenhas entendido mal ou que o próprio comentário possa ter dado asas a teres pensado outra coisa. Ele não precisa que eu o defenda mas acho que nesta situação devia dizer-te isto.

    De qualquer forma para a próxima vez deves pensar antes de responder da forma como respondeste...não achei grande piada ao teu "LOL" do 1ºcomentário e não respondi a dizer-te que eras o big mestre dos cafés!! até pelo contrário... ;)
    Ás vezes é necessário respirar fundo e passar por cima!!
    Se tivesse a responder a todos os comentários que não gosto nada que fazem acho que eram mais os comentários que os posts!! :)

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.