domingo, 13 de dezembro de 2009

Regionalização ou Independência?

A Espanha é constituída por 17 regiões, cada uma tem um "mini governo" chefiado por um presidente que gere cada uma dessas regiões. No fundo é como se fossem mini países, onde até bandeiras existem para diferenciar cada uma das regiões.
Por exemplo, a região de Madrid designa-se por Comunidad de Madrid, a presidente é a Esperanza Aguirre, a capital é Madrid e a bandeira é esta


Esta regionalização Espanhola está tão cimentada entre os espanhóis que sempre que pergunto onde fica determinada terra respondem-me com o nome da respectiva província, o mesmo acontece quando questiono algum espanhol de onde é oriundo.
Só agora, passado 11 anos do referendo que foi feito em Portugal sobre a Regionalização consigo entender o que ela poderia provocar no nosso país, que aliás penso que é exactamente o mesmo que está a provocar em Espanha...o querer da independência das regiões.


Não bastava já o País Basco exigir esse direito, juntando-se agora também a Catalunha. Parece-me que esta guerrazinha da Catalunha tem vindo a ganhar alguma força nos últimos tempos maioritariamente pelo êxito dos seus clubes de futebol.

Esta semana Pep Guardiola, treinador do Barcelona F.C. surpreendeu tudo e todos, após ter sido questionado do porquê de ter respondido na conferência de imprensa de um jogo da Liga dos Campeões em Catalão dizendo "somos un país con una lengua propia y cuando salimos, los que la hablamos, la usamos."

Hoje, realiza-se um referendo na Catalunha para saber o que opinam os eleitores, a afluência às urnas está a ser baixa, mas eu mesmo assim questiono-me, e se isto se passasse em Portugal?, e se o Douro quisesse a independência?
Sinceramente acho que nunca se passará em Portugal e ainda bem, porque se houve coisa que eu nunca consegui perceber (continuo sem conseguir entender) e que me gera alguma confusão é, como é que dentro de um país pode haver tanta rivalidade, distinção e diferenciação entre as regiões e as pessoas?

16 comentários:

  1. Olá,

    A Rita devia estudar um pouco mais de História pois assim já compreendia o que se passa em Espanha.

    Alex

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    O Alex devia restringir mais a sua visita a determinados blogs pois assim escusava de ler coisas
    que foram escritas por alguém que devia estudar mais História.

    r i t a

    ResponderEliminar
  3. A indenpendência da Catalunha é de facto muito antiga. Não é sequer uma situação recente que se tenha intensificado.
    Aliás, o Barça não usava publicidade ns suas camisolas precisamente por ostentar as cores da Catalunha (agora tem a Unicef pelo que a mensagem mantêm-se).

    Já agora podias ter falado tb da Galiza que é mais portuguesa que espanhola.

    No entanto a questão da regionalização nunca levaria à independência pelo simples facto que o país é demasiado pequeno e a divisão apenas iria servir para criar mais jobs para os boys dos partidos e seus amigos...

    ResponderEliminar
  4. Fsszzz, fszzz... :)

    Rita, a ideia da regionalização é boa e grande parte dos países da UE adoptou-a há muitos anos. O problema de que falas é real mas apenas em circunstâncias específicas como em Espanha, ou na Bélgica, por exemplo. E é precisamente devido a razões históricas. Isso muito dificilmente aconteceria em Portugal.

    E sim, não vejo a hora de se fazer regionalização em Portugal, para que de uma vez por todas sejam as pessoas das próprias regiões a encontrar soluções para alguns problemas que os ministros e secretários de Estado são incapazes de resolver nos seus gabinetes em Lisboa...

    ResponderEliminar
  5. lol, o teu blog já é seguido por Hermanos Saraivas :-) Por acaso nós até estudamos razoavelmente o surgimento das regiões espanholas, porque foi daí que resultou Portugal. E corroboro a tua ideia, lá porque há especificidades dentro de um país e isso servir de argumento para a regionalização, não pode depois também servir para a independência! É a velha historia de dar uma mão e depois quererem o braço. Já se deviam dar por contentes por serem regiões e terem bastante autonomia. A existência de uma "selecção" basca ou da catalunha para mim já é passar das marcas. O Wenger já disse que não vai deixar Fabregas ir jogar contra a Argentina, e muito bem.

    ResponderEliminar
  6. Leonardo:
    Tenho um post publicado sobre a Galiza e a relação dos galegos com Portugal, Os Galegos e Portugal!.

    Leonardo e Jibóia Cega:
    Quando falo na Regionalização falo no que esse regionalismo que existe em Espanha, e é tão visível e notável (Jibóia, de certeza que concordas comigo porque já viveste do lado de cá), pode levar, entre outras coisas, a que cada província se feche sobre si levando à criação de movimentos que lutam pela independência. Se calhar se não estivessem tão linearmente dividos por regiões isto não acontecia.

    Paulo:
    O Wenger não tem voto nenhum na matéria, coitado!!Vais ver se o Fabregas vai ou não jogar, apostamos?:P

    ResponderEliminar
  7. EU sou a favor da regionalizacao. Isso de quererem a independência é simples: culturas diferentes que em nada beneficiam com a "oficial". No reino unido há regionalização e que eu saiba não andam a exigir independencia (nem a irlanda do norte - apesar de o ser possível no futuro).

    A regionalizção em PT é que podia avançar a sério. Tou farto de ver o país a avançar a 4 velocidades (velocidade de lisboa, velocidade do porto, velocidade do litoral e a velocidade do interior).

    David

    Força Briosa!

    ResponderEliminar
  8. David:
    Gostei do teu 2 paragrafo (e da ultima frase do teu comentário!!).

    Eu, se por um lado acho q a regionalização poderia beneficiar as restantes regiões do pais sem ser Lisboa por outro acho que poderia desencadear o que está a acontecer em Espanha...

    ResponderEliminar
  9. Apenas queria comentar alguns comentários.

    A regionalização nada tem a ver com independências. A Catalunha quer ser independente porque é uma região SEPARADA de Espanha em todos os sentidos e por ser a região mais rica de Espanha. Já vem desde o inicio da formação das regiões espanholas que sempre estiveram divididas em reinos distintos.
    Já agora, Portugal nunca foi uma região espanhola, excepto durante o dominio filipino.
    A formação do condado portucalence acarretava a vassalagem ao rei de espanha, mas não o facto de sermos um reino espanhol.

    As regiões já existem em Portugal, e o melhor exemplo disso é a Madeira, que para quem não sabe é a segunda região mais rica de PT.

    A Belgica não pode ser considerado um país com regiões mas sim duas regiões distintas que estão juntas mas de costas voltadas, excepto Bruxelas que é a unica região belga onde o dualismo existe de facto.
    A Alemanha sempre foi um conjunto de regiões, daí o nome Republica Federal.
    A Irlanda do Norte quer a independência do UK sim, não é por acaso que existe o IRA!

    Portugal avança a duas velocidades, a velocidade daqueles que comem e a velocidade daqueles que são comidos. A corrupção é o que faz o país ir para trás e não para a frente. Lisboa nada tem a ver com o atraso no resto do país.
    Afinal quem mete a familia e os amigos a trabalhar na câmara e na junta são as pessoas das regiões! Quem tem de denunciar esses casos são as pessoas das regiões. No entanto Lx é tão corrupta quanto o resto do país.

    O Catalão é uma lingua tal como o português e é falado por 10 milhões de pessoas. Se pensarmos como surgiu essa lingua chegamos à conclusão que é diferente do espanhol simplesmente por ser uma ferramenta de auto-determinação, tal como o portugues o foi nos primórdios.

    ResponderEliminar
  10. rafael, realmente és o típico comentador de comentários. Escreves escreves e soluções nada. Só sabes mandar achas. Ainda estou para ver onde leste algo equivalente a "Já agora, Portugal nunca foi uma região espanhola, excepto durante o dominio filipino." Também gostaria de saber a relação que encontras entre regioes e corrupcao (positiva ou negativa). Mais, a Madeira é exemplo para quem?! Má educacao, off-shores, perdoes do limite da dívida, regalias fiscais? E os das regiões fora de LX é que se têm de queixar? O que é que aconteceu na camara de Lisboa nos ultimos anos? Pareceu-me ter havido assim umas coisas manhosas, e nao estamos a falar dos tachos de emprego q ha no restante país, é mesmo de dinheiro publico a ir pó bolso de privados. A Catalunha é uma regiao SEPARADA de Espanha? Manda-me um mapa europeu, porque os meus estão desactualizados. Agradeço esplicações e por favor não baixes o nível, apenas quero que me ajudes a entender os teus "comentários a comentários"

    ResponderEliminar
  11. Rita,

    Em relação ao que disseste que talvez concordasse contigo, é verdade. Os espanhóis com que trabalhei indicavam a província ou em última instância a comunidade para dizerem de onde eram.

    Se Portugal for regionalizado, Coimbra até vai ser a capital da região centro! E ainda bem :P

    ResponderEliminar
  12. Paulo, claramente não sabes bem o que escrever e como tal escreves coisas sem nexo mas vamos a isso.

    Se tu achas que Portugal alguma vez foi uma região de Espanha (excepto durante o periodo Filipino) claramente tens uma cultura geral magnifica, os meus parabens!
    A corrupção em PT é maioritariamente ao nivel das autarquias e isso é um facto mais do que comprovado. Ao criares mais infraestruturas ao nivel dos governos regionais iras originar ainda mais empregos estatais que é o que estamos a tentar evitar neste momento.
    A Madeira é uma região autónoma com governo próprio, pelo teu comentário deu para perceber que nao sabes o que isso significa, mas tb não irei aprofundar isso.
    A Madeira pode ter muitos defeitos, mas a verdade é que se conseguiu desenvolver-se bem e neste momento atingiu o patamar de segunda região mais rica de Portugal.
    Pelo que dizes de seguia deu para perceber que não leste o comentário na totalidade.
    Todos metem ao bolso, mas se pensas que a corrupção é apenas desvio de fundos estás enganado. Realmente o desvio de fundos publicos é uma das vertentes, no entanto com empregos jobs-for-the-boys, sempre muito bem remunerados, consegues alimentar uma estrutura que te apoia e mantém no poder, o que faz com que a corrupção se mantenha durante longos periodos de tempo.
    Quem conhece a geografia politica de Espanha sabe que a Catalunha é uma região completamnete autónoma do resto da Espanha, o que significa que em caso de independência conseguiria cortar completamente relações com as restantes regiões sem qql prejuizo. Os catalães são acima de tudo catalães e só depois espanhois e a região da Catalunha é a mais rica de Espanha e uma das mais ricas da Europa.
    Precisas de pesquisar mais antes de falar, mas isso é normal no tipico comentador de blog "bota-abaixo". São precisamente essas pessoas que mais ganhariam em ler com atenção e aprender em vez de achar que sabem tudo e dps só dizem disparates.

    Apenas fiz alguns comentários dado que algumas pessoas tinham cometido alguns erros. Como dizer que Portugal começou sendo uma região espanhola ou afirmar que a regionaliação traria necessariamente o progresso a um país tão pequeno quanto Portugal.
    Claro que tudo são opiniões e tal como o Paulo demonstrou, quem não tem prefere atacar os outros em vez de dialogar...

    ResponderEliminar
  13. Continuas a dizer coisas que eu não disse. Portugal regiao de Espanha? (nunca o disse). Autarquias? (apenas peguei na parte das "pessoas das regioes"). Eu sabia que ia ser má ideia comentar o teu post. Já agora quem começou a atacar foste tu, aliás até te apresentaste como comentador de comentários, distorcendo o que aqui já se disse. E agora retiro-me.

    ResponderEliminar
  14. Quem quer a independência da Irlanda do Norte são os católicos. Como a maior parte da irlanda do norte são protestantes (tb chamados de unionistas)... Logo a maior parte das pessoas da irlanda do norte não quer a indepencia.:P

    O IRA quer a unificação da ilha. Logo se um dos lados é independente, basta tirares as tuas conclusões.

    David

    ResponderEliminar
  15. Historia española exprés (lo siento por el rollo y por estar en castellano):

    El problema regional de España no viene de hoy ni de la creación de las Autonomías en 1978, sino de muchos siglos atrás. Los Reyes Católicos se casaron en 1469 unificando las coronas de Aragón (Cataluña, Aragón y Valencia) y Castilla (todo el territorio peninsular, a excepción de Granada, 1492, y Navarra, 1515). Durante el reinado de los Austrias -los "Felipes"-, todos esos territorios mantuvieron sus lenguas, leyes e instituciones propias (con un solo rey para todos), hasta que llegaron los Borbones de Francia y lo "unificaron" todo, imponiendo el castellano como lengua única y las leyes de Castilla a todo el territorio.
    Las provincias existen desde 1833.
    Franco fue hasta el extremo, persiguiendo a todos los "sospechosos" que hablaban lenguas distintas al castellano. Con la Democracia, el Estado de las Autonomías intentó volver a la situación anterior a los Borbones... aunque creo que se nos ha ido de las manos.
    Independentismos los ha habido en España desde que se creó el país hace 5 siglos. Creo que el centralismo no es positivo, pero tampoco dar demasiados poderes a los territorios. Además es una sangría económica y fomenta corrupciones y clientelismos.
    En Portugal esto sería impensable dado la "homogeneidad" de la población, mucho mayor que en España.

    Andrés.

    ResponderEliminar
  16. A catalunha é uma nação penisular ao nivel de Portugal, castela, pais basco, andaluzia e galiza.

    Acontece que Portugal foi a unica nação peninsular a resistir ao abutre castelhano, e ainda ne, senão sriamos castelhanizados como os restantes.

    por isso é altura dos portugueses apoiaraem os catala~es e os bascos e os demais na independencia de modo a que portugal se torne a potencia hegemonica da peninsula.

    Sobre a regionalização, sou contra por principio, vistoque portugal é um estado nação, mas se ele for apresentada de uma forma sria, isto é no mpa das 8 regiões, respeitandoas identidades historicas do pais com 600 anos, com tras os montes, minho, beira litoral e einteriro, alentejo, ribatejo, e algarve, ai posso repensar o meu voto.

    Agora no mapa iberista das 5 regiões isso nem pensar, porque o unico objectivo disso é baçacanizar e dividir portugal, levar a uma guerra norte sul e kançar o pais no caos de modo a depois de dividisos e enfraquecidos castela nos lance a pata e sejamos todos enfiados numa federaçã com sede em madrid para sermos castelhanizados.

    As forças iberistas que castela colocou em portugal, como essse traidor desse socrates, que tem como prioridade a espanha, espanha, espanha, e ministros que se declaram iberistas, como mario lino e luis mado, no entanto vai fazer tudo para implementar a regionalziação no mapa iberista das 5 regiõeos de modo a matar portugal e quem fala de socrates fala do psd porto, comandado pelo meneses que esta também alinhado com castela, ate veio defeder o ensono do castelhano em portugal desdea primáriam edisse que era militante pro-peninsular, o que da iberista tradior.

    A espanha não tem futuro, e portugal deve ajudar as outras nações peninsulares a libertarem-se do jugo opressor e colonizador castelhano.

    Há que abrir os olhos.

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.