quinta-feira, 16 de abril de 2009

Os Galegos e Portugal!

Aquando da Cimeira Luso-Espanhola que este ano se realizou em Zamora escrevi um post chamando a atenção para o nome desta que aparecia de maneira distinta nos dois países (A Cimeira!).

Na altura limitei-me a ver o que diziam os jornais mais considerados. Noutro dia enquanto deambulava na net, deparei-me com um artigo de um jornal de Zamora escrito no dia anterior a essa cimeira que achei particularmente engraçado por descrever o "sentimento" que os galegos têm por Portugal.
Dos galegos que conheci até hoje posso garantir que o que aparece escrito no artigo é a pura das verdades...não deixa, no entanto, de ser curioso que aqui em Espanha se frise muito essa relação de "irmão" entre os galegos e Portugal...

Algumas passagens do artigo Al Oeste, Portugal

"Si, en ese Oeste de nuestro horizonte Portugal ha constituido nuestro referente"
"Este ambiente fraternal de La Raya, lo es por muchos y variados aspectos que vienen de lejos, pues en ambos lados las cosas de casa, en el hacer del día a día, andaban parejas, tanto en la gastronomía, como en el cultivo de la tierra, en el trasiego del ganado, los bailes, los sones, el decir, la vestimenta, y más y más."

"
Aquí en Zamora, una tierra de fraternidad, no esperemos "E depois do adeus" , Portugal tiene "en cada esquina un amigo, en cada rostro igualdad."

*La Raya=Fronteira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.