sábado, 24 de outubro de 2009

A pouca formalidade dos espanhóis, outra vez!

Sempre achei alguma piada à maneira como os espanhóis se tratam!
A pouca formalidade deles já é bem nossa conhecida, o facto de todos se tratarem por tu já não é novidade.

Mas o que , às vezes, me faz pensar são as outras palavras por eles utilizadas diminuindo substancialmente a distância que existe entre as pessoas.

Guapa/o, Amor de mi vida, cielo, cariño,... são algumas das expressões banais que aqui uma empregada de loja pode utilizar para as clientes sem que estas se ofendam.
No dia a dia é tão normal ouvir este tratamente entre as pessoas que ninguém leva a mal, nem os mais velhos nem os mais novos!

Eu meto-me a pensar, em Portugal se estes termos fossem utilizados o que pensariam as nossas gentes?

7 comentários:

  1. Em Portugal bastava, em alguns sítios, chamarem-nos pelo nosso nome próprio para não haver considerção. Gosto da mentalidade espanhola. Práticos, directos...gostava de criar aí um "terminal", mas não está fácil...pena a palavra crise também ter tradução para espanhol :)

    ResponderEliminar
  2. O que eu pensaria dependia das empregadas! ;)
    Saudações, gostei do blog

    ResponderEliminar
  3. Acho que as nossas gentes não iriam gostar muito, principalmente quem não está lá muito familiarizado com esse tipo de tratamento em lojas, por exemplo.

    Ora eu que estou familiarizada com esse tipo de tratamento dos espanhóis em geral, mas não o estava habituada a isso em lojas, principalmente quando se vai a uma loja, e a empregada trata o nosso namorado por "cielo, cariño", quando, de facto, não o conhece de lado nenhum. Digamos, QUE NÃO GOSTEI MESMO NADA! LOL E confesso que até quando me tratam a mim assim me soa estranho, apesar de cada vez menos.

    ResponderEliminar
  4. Eu confesso que essa falta de formalidade às vezes me dá umas ganas imensas de rir, pelas situações em que ocorre e que em Portugal seriam totalmente impensáveis! (Negócios, aulas, trabalho...)

    ResponderEliminar
  5. Em Portugal, esse comportamento é considerado pouco profissional se usado pela empregada da loja, mas se fores a qualquer mercado ou feira encontras as ciganas que te tratam por linda (mesmo se fores feia), por menina(mesmo que sejas velha), por amor, etc.
    Essa forma de tratamento em Espanha é assim tão generalizada? Não estou a ver uma empregada do Corte inglês ou das grandes lojas a tratar-me por carino.

    ResponderEliminar
  6. Os Espanhóis são doidos, tal como os Holandeses. Imaginem que aqui se vai de calções e chinelinha para o trabalho porque 'e Verão e est'a calor. Uns doidos, sem duvida...
    Cumprimentos da terra das tulipas.

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.