quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A minha experiência nas urgências espanholas...

1ª Etapa: Recepção
Dirijo-me ao guiché, dou o meu cartão de utente, a senhora vira-se para mim e pergunta-me qual dos meus muitos apelidos é o 1º apelido, se Dx A Dx B ou apenas Dx A. Sendo os meus apelidos uma mistura de 'Des' e 'Das' (Dx) posso dizer que seria qualquer coisa do género Dx A Dx B C. Lá ia começar outra vez o problema dos apelidos.
Sei lá! Foi o que me apeteceu dizer. Para não entrar em grandes conversas disse-lhe que era Dx A Dx B.
Esteve uns 2 minutos a teclar até se virar para mim e dizer Afinal o seu 1º apelido não é Dx A Dx B mas sim apenas Dx A.
Pensei Oh mulher mas tu achas que eu sei como é que raio vocês me registaram? Tenho eu alguma culpa de ter tanto nome?

(Comentário Informático: Não seria talvez mais facil que a chave primária das tabelas fosse o BI em vez dos apelidos?)

Passado meio segundo, pergunta Já veio a este hospital alguma vez?, pergunta simples para resposta simples, respondi sem qualquer dúvida Não.
Esteve uns 2 minutos a teclar até se virar para mim e dizer Disse-me que nunca tinha estado mas eu tenho aqui a indicação que esteve uma vez.
Epa, pensei, respirei fundo e disse Neste hospital nunca estive. Se me pergunta no Centro de Saúde sim, no CS estive, agora aqui nunca.
Voltou Esteve sim!Pense lá!Num exame ou numa consulta! Digamos que no estado em que estava o simples facto de falar incomodava-me daí nem sequer ter dito mais nada, virei-me e disse-lhe Olhe estive estive, agora é que me lembro, estive pois!, nunca estive, nem sequer sabia onde se entrava, mas não estava com paciência para estar a discutir.

2ªetapa: Consulta de Avaliação
2 médicas. Uma a fazer perguntas e outra a fazer-me exames ao mesmo tempo. Tempo máximo que estive lá sentada: 3minutos.

2.5ª etapa: Celadores
Entrega do relatório feito na 2ª etapa às auxiliares de acção médica que entregarão o relatório ao médico e que depois nos reencaminharão às consultas.

3ªetapa: Consulta da especialidade
O médico era da minha idade. Tinha o cabelo curtinho e depois de lado tinha uma trança que começava no inicio da cabeça até ao ombro. Pensei Vamos ver o que daqui vai sair!. Fez-me perguntas sobre tudo. Estive uns 15 minutos sentada a responder a todas as perguntas. Depois mais 5 minutos para auscultação, etc. No final da consulta, nota 20 para o médico.Impecável.

4ªetapa: Análises
No gabinete de analises atende-me um rapaz mais novo que eu, todo para a frentex. Rita, vamos fazer isto, aquilo e isto................................................................ (falava muito!), ok? tive 2 minutos a assimilar o que me tinha dito. Pegou-me no braço e voltou-se para mim Pronto Rita, já está, agora vais ..................(falava muito!), ok? , deve ter sido a 1ª vez que tirei sangue e não senti absolutamente nada.

(o resto já não interessa!!)

Dados interessantes: não há taxa moderadora, atendimento bom (mas aqui é preciso ter sorte com o médico!), mas diferenças essas entre Portugal e Espanha assim à primeira vista não existem...

1 comentário:

  1. Pois, tb já tive que ir ao hospital, e mais parecia uma bola a ser xutada de sala para sala! Ao fim disseram-me que tava grávida! hrrr.. Grande treta!

    Enfim, é como tu dizes: há que apanhar o médico competente.... e jeitoso, claro!

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.