terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Queres aprender Castelhano? Vem para Espanha!!

Sempre ouvi dizer que para aprender uma língua não havia melhor que estar no país que a falasse.
Em Portugal tive a oportunidade de fazer um curso inicial de Castelhano e desde que estou em Madrid frequento um curso para estrangeiros, ou seja, já "estive" nos 2 lados da questão!
Tudo o que digo no 1 parágrafo é tão verdade que passarei a explicar a minha opinião neste tema...

O falar uma língua pressupõe como tudo na vida a prática...o facto de em Portugal ter 3 horas semanais de aula queria dizer que aprendia a teoria mas depois nunca a chegava a aplicar...não é em 3 horas que se pratica e também não é por saber conjugar os verbos que podemos dizer que sabemos uma língua.
Estando no país onde se fala essa língua, todos são professores, desde a mulher do supermercado ao dentista, passando pelos colegas de trabalho que ensinam o que os outros nao ensinam!!! Saber o calão e as expressões que utilizam só é possível com a constante convivência com nativos e isso é tão ou mais importante que saber a gramática.
Depois há também tudo o resto, os cartazes na rua, a sinalética, os jornais, os reclames nas lojas, aos poucos tudo isto vai levando a que se aumente o vocabulário, sem ter que ler um texto ou de pegar num livro!
Mas falta o mais importante de tudo...a obrigação de falar...o ter de falar espanhol quando se vai ao médico, no trabalho ou em situações do dia a dia faz com que o que se aprendeu nas aulas tenha sentido!

Depois da minha incursão aqui por Espanha fiquei a perceber como é que os jogadores aprendem tão rápido uma língua, porque é que aprendem primeiro o calão e também que por mais aulas que tenha nunca, mas nunca saberei falar 99% Espanhol (100% é para nativos)...aliás, na minha opinião nunca se sabe falar totalmente uma língua!

3 comentários:

  1. podes crer rity!90% do meu ingles aprendi desde que vim para aqui!

    ResponderEliminar
  2. colega..tenho uma semana mais um bocado em espanha..ainda tenho algumas dificuldades e vergonha em falar..nao tirei curso nenhum..quanto tempo demorou para se sentir minimamente dentro da lingua e falar com algum à vontade?
    catia

    ResponderEliminar
  3. Ola Catia,
    Essa vergonha passará com o tempo...mas se queres ter confiança ao falar (que era o que eu queria) inscreve-te num curso...quando vim para cá tinha um curso inicial de Espanhol (que não basta a meu ver...), depois cheguei cá e inscrevi-me noutro curso e não teve nada a ver, passado uns 6 meses já falava sem problemas. Claro que depende sempre do grau até onde queres chegar...eu continuo com aulas, porque já que estou aqui quero aproveitar para falar correctamente...tudo depende.

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.