terça-feira, 27 de Janeiro de 2009

Queres aprender Castelhano? Vem para Espanha!!

Sempre ouvi dizer que para aprender uma língua não havia melhor que estar no país que a falasse.
Em Portugal tive a oportunidade de fazer um curso inicial de Castelhano e desde que estou em Madrid frequento um curso para estrangeiros, ou seja, já "estive" nos 2 lados da questão!
Tudo o que digo no 1 parágrafo é tão verdade que passarei a explicar a minha opinião neste tema...

O falar uma língua pressupõe como tudo na vida a prática...o facto de em Portugal ter 3 horas semanais de aula queria dizer que aprendia a teoria mas depois nunca a chegava a aplicar...não é em 3 horas que se pratica e também não é por saber conjugar os verbos que podemos dizer que sabemos uma língua.
Estando no país onde se fala essa língua, todos são professores, desde a mulher do supermercado ao dentista, passando pelos colegas de trabalho que ensinam o que os outros nao ensinam!!! Saber o calão e as expressões que utilizam só é possível com a constante convivência com nativos e isso é tão ou mais importante que saber a gramática.
Depois há também tudo o resto, os cartazes na rua, a sinalética, os jornais, os reclames nas lojas, aos poucos tudo isto vai levando a que se aumente o vocabulário, sem ter que ler um texto ou de pegar num livro!
Mas falta o mais importante de tudo...a obrigação de falar...o ter de falar espanhol quando se vai ao médico, no trabalho ou em situações do dia a dia faz com que o que se aprendeu nas aulas tenha sentido!

Depois da minha incursão aqui por Espanha fiquei a perceber como é que os jogadores aprendem tão rápido uma língua, porque é que aprendem primeiro o calão e também que por mais aulas que tenha nunca, mas nunca saberei falar 99% Espanhol (100% é para nativos)...aliás, na minha opinião nunca se sabe falar totalmente uma língua!

3 comentários:

Marga disse...

podes crer rity!90% do meu ingles aprendi desde que vim para aqui!

Anónimo disse...

colega..tenho uma semana mais um bocado em espanha..ainda tenho algumas dificuldades e vergonha em falar..nao tirei curso nenhum..quanto tempo demorou para se sentir minimamente dentro da lingua e falar com algum à vontade?
catia

r i t a disse...

Ola Catia,
Essa vergonha passará com o tempo...mas se queres ter confiança ao falar (que era o que eu queria) inscreve-te num curso...quando vim para cá tinha um curso inicial de Espanhol (que não basta a meu ver...), depois cheguei cá e inscrevi-me noutro curso e não teve nada a ver, passado uns 6 meses já falava sem problemas. Claro que depende sempre do grau até onde queres chegar...eu continuo com aulas, porque já que estou aqui quero aproveitar para falar correctamente...tudo depende.