sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Para onde vão os fundos da UE em Portugal?

Gostava que alguém me respondesse a esta pergunta.
E porque é que eu estou a perguntar isto?

Pois bem, a Comunidade de Madrid (e suponho que isto acontece em outras regiões de Espanha) oferece a todas as pessoas inscritas na Segurança Social cursos técnicos (são mais à base de Informática e Gestão) onde é oferecido um livro técnico (que geralmente ronda os 45 euros), uma caneta, um caderno e um diploma sem ter de se pagar nada.

Esta oferta só é possível porque trata-se de um projecto feito com os fundos da União Europeia.

Confesso que quando me disseram isto fiquei perplexa, talvez por não estar habituada a estas coisas. Já fiz dois cursos destes e a qualidade é muito boa, mas mesmo que não fosse, só pelo livro vale a pena ir.
Se calhar também existe isto em Portugal e sou eu que não sei...mas geralmente estas coisas sabem-se!...

12 comentários:

  1. Até te digo mais. Em Portugal não só tens cursos como ainda te pagam para os frequentares. É certo que não há livro, mas com o dinheiro que recebes podes comprar 3 ou 4.

    Actualmente o IEFP anda mal de fundos e os cursos abrandaram imenso mas há uns anitos a oferta era imensa. De tal forma que muitos institutos de formação viviam apenas da formaçao co-financiada (o termo usado para dizer que quem paga é o IEFP e não o aluno).

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita. Em Portugal, até algum tempo havia alguns cursos do tipo, em que dava documentação e ainda pagavam as pessoas para ir (subsidio de alimentação). Penso que era só cursos tecnológicos e para pessoas com pouca formação e eram pós-laborais. Penso que esses cursos acabaram ou tão a terminar devido a alguns Tugas que se aproveitaram como sempre dos fundos europeus para ... :p

    bjos,

    Hugo

    ResponderEliminar
  3. hum... entao os posts têm censura! giro, assim posso t mandar 1 mensagem por aki, ja q n t apanho na net nunca. n aproves este comentario.

    Eu e a minha namorada costumamos ver todos os teus posts. Achamos que escreves muito bem, e achamos sempre muita piada as coisas que contas. (Foi ideia dela dizer-te isto :p)

    Sem duvida um excelente blog.
    Continua assim, bjos Hugo Matos & Ana

    Ja agora, como te tinha dito, fomos a Madrid, e adoramos! ;)

    ResponderEliminar
  4. Em Portugal também há muita formação financiada pela UE, até diria que quase toda a formação profissional é financiada pela UE. Cursos de Educação Formação (CEF), Educação e Formação para Adultos (EFA), Inov Jovem, são uma realidade. E estes são só alguns pois há muitos mais, já que o dinheiro que Portugal teve direito neste quadro comunitário que agora está em vigor, é praticamente só para formação e inovação. Claro que nem todos são leccionados com a qualidade devida, mas isso depende das instituições e do valor que cada um dá àquilo, é como tudo.

    ResponderEliminar
  5. Confesso que nao sabia dos cursos em Portugal...mas mesmo assim queria perguntar-vos:
    - É fora do horário laboral?

    ResponderEliminar
  6. Hugooooo!
    Tas bom? Então os meninos andam a ler o meu blog e só agora é que me dizes?:P
    Madrid é um espectáculo!
    Beijos para os dois!

    ResponderEliminar
  7. Vão para o bolso do sócrates!

    Ai não, enganei-me... Para esse bolso é só dinheiro de empresários ingleses. Então se não vai para o bolso do sócrates devem ir para os subsidios de desempregos. Aliás PT deve ser o único país do mundo com profissionais do desemprego.

    ResponderEliminar
  8. Os cursos são apenas para desempregados. Cada curso tem o seu horário, mas penso que a maioria seja em horário laboral.

    ResponderEliminar
  9. mikatu: os cursos a que eu me refiro no meu post são para pessoas que trabalham e que também podem estar no desemprego. São em horário pós laboral, apesar de haver alguns em horário laboral.

    ResponderEliminar
  10. Há cursos para desempregados, cursos para jovens licenciados, cursos para quem está a trabalhar e pretende desenvolver uma nova qualificação, ou aprender uma nova profissão há noite. Claro que os principais visados são os desempregados, mas os jovens com o 7º ou 9º ano que pretendam um curso profissionalizante tb têm muitas opcções, assim como quem quer estudar fora do horário laboral uma vez que está empregado.

    ResponderEliminar
  11. Realmente o Sr. Sócrates tem investido o dinheirinho em cursos... é pena que só investe naqueles que estão "nem aí"... que não estudaram e que agora estão a entregar "textos" para fazerem o 12º ano; que andavam na "borga" e que agora têm professores a servirem de "bábás"...

    Pessoas interessadas em aumentar o seu conhecimento, em frequentar cursos que melhorem o seu currículo... essas têm que pagar e bem! (pelo menos na nossa área...)

    Adiante.

    ResponderEliminar
  12. Apenas falei desses cursos porque são os mais conhecidos. Existem cursos para NÃO licenciados em que o IEFP paga mais de 400 euros para assistirem, e como não se chumba por faltas é dinheiro em caixa para quem é seleccionado para esses cursos.
    Apenas estava a responder à tua pergunta, eles existem em PT, no entanto as pessoas têm de se informar sobre a sua existència. Claro que em Espanha recebes um livro, por cá recebes um ordenado... são mentalidades, prefiro o livro para ser sincero :)

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.