segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Jornada Reduzida.

Quem tem filhos em Espanha, tem automaticamente direito a poder pedir "jornada reduzida" no trabalho. Isto por outras palavras quer dizer que um dos progenitores tem direito a sair todos os dias às 15h da tarde do trabalho para ir tratar dos filhos. Este direito pode ser adquirido pelo pai ou pela mãe até a criança ter 12 anos. E não se pense que as pessoas que têm isto são olhadas de lado, nada disso. É tão comum acontecer que o que não é normal é os pais não pedirem a tal "jornada reduzida". Claro está que ao pedirem para usufruir deste direito, é-lhes reduzido o ordenado, dado que trabalham menos horas.

Os infantários/escolas estão organizados para ter as crianças até as 15h ou quando muito até as 16h, a partir daí já não é normal a criança ficar lá. Se ficar tem de pagar uma taxa (há inclusive infantários/escolas que não têm esta opção de ter crianças para além das 16h), mas segundo me contaram os meus colegas isto é altamente improvável e frisaram-no várias vezes "isso será um caso extremo, toda a gente pede jornada reduzida".

Eu gozo muito com Espanha neste blog, falo da comida deles, falo que são brutos, que são isto e aquilo, mas neste tema eles estão a anos luz de nós........tenho de admitir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.