sábado, 17 de março de 2018

Quando as pessoas não percebem.

A lista de coisas para fazer quando vou a Portugal não termina, desde ir visitar o tio, a tia, a prima...a familia no geral a ir ver o mar, ir comer fora, ir a tal e a tal sitio,  passar uma tarde a vegetar em frente à tv e ao mesmo tempo a folhear as revistas portuguesas, tratar de assuntos que às vezes só podem ser tratados em Portugal, ir ao supermercado para comprar as coisas para trazer, sentar-me numa esplanada da minha terra e apreciar o quão diferente está tudo, querer ir experimentar as coisas novas que entretanto surgiram enquanto eu estive fora, querer estar quietinha em casa, aquela casa que eu tantas saudades tenho todos os santos dias...há muita, mesmo muita coisa para fazer quando vou a Portugal, é uma lista infindável.
Resumindo, é uma aflição.
Uma aflição querer ver, experimentar, provar tudo e saber que o tempo está a terminar. A contagem decrescente começou no minuto seguinte a ter aterrado, e o pior é que tenho bem noção disso.
São assim as minhas visitas a Portugal. Sempre. Quer sejam 2 dias, uma ou duas semanas. 

E depois as pessoas que nunca foram emigrantes, não percebem. Não percebem como é que nós que conseguimos contar pelos dedos de uma mão o número de vezes que vamos a Portugal não temos tempo quando estamos aí para estar com elas. E ficam chateadas porque não são capazes de parar para pensar que nós desde que saímos de Portugal, passámos a dar valor às pequenas coisas da vida portuguesa e que o simples facto de estar a ver o "Telejornal" no meu sofá de antes é diferente de estar a vê-lo no computador em Madrid. E é por isso que o tempo em Portugal passa a voar e que não há tempo para todos. Quem quiser estar connosco, tem de vir ao nosso encontro e não ao contrário. Mas as pessoas não percebem porque acham que ficámos superiores por termos emigrado, mas não é nada disso.

Esta situação passa-se comigo e com muita gente que conheço que está fora de Portugal.


3 comentários:

  1. Concordo com tudo mas no topo da incompreensao é mesmo o querermos ficar tipo uma tarde em casa sossegadas so a ver televisao, naquela de aproveitar o "estarmos finalmente em casa"...

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.