terça-feira, 17 de outubro de 2017

O Domingo, 15 de outubro de 2017.

Desde pequena, que sempre no verão, um dos rituais da familia era ir à Nazaré, São Pedro de Moel, Leiria, Marinha Grande...., percorrer essa zona e fazer um piquenique. Foram, portanto, várias as vezes que percorri o pinhal de Leiria, ora de passagem, ora para fazer o tal dito piquenique. Eu olhava para aquela vasta extensão e maravilhava-me (ainda em pequena). Com o passar do tempo comecei a perguntar-me como era possível aquela área manter-se ali intacta, sem incêndios.

Situação idêntica, na zona da praia da Tocha, onde uma vasta área de pinheiros, muitos, muitos pinheiros, faziam as delicias de quem queria ir fazer um piquenique em familia. Até dava gosto. Eu todos os anos em setembro ficava aliviada por termos chegado ao final do verão e não ter ardido e pensava cá para mim, "este ano já não é" e quando chegava o verão no ano seguinte, voltava novamente a preocupação de um possível incêndio.

No domingo passado, 15 de outubro de 2017 acabou-se tudo. 
O Pinhal de Leiria e a zona da praia da Tocha arderam, no mesmo dia.
Ainda me custa a acreditar que não mais voltarei a ver aqueles pinheiros tanto num lado, como no outro, aquelas extensões de verde e mais verde, aquele cheiro a natureza.
Nunca mais...talvez daqui a uns 10 ou 20 anos, nem sei...

1 comentário:

  1. Foi realmente muito triste. :(
    Fiquei espantado por conhecer a praia da Tocha, pouca gente conhece. Eu tenho lá gente conhecida e vou lá sempre no verão. Quando vi fotos da floresta toda ardida fiquei destroçada. :/ E o Pinhal de Leiria... :( Enfim, uma tragédia.
    Bjs.
    Joana Santos

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.