terça-feira, 10 de maio de 2016

Sou da Académica e então?

Sou sócia da Académica há 13 anos. Pertenço aos 5% da população portuguesa que tem outro clube que não o Porto, Benfica ou Sporting. Quando vivi em Coimbra, raros foram os fins de semana, que se a Briosa jogava em casa eu não ia. Sou daquelas que quando vou ver um jogo tenho de meter o cachecol, para mostrar a toda a gente o orgulho com que o levo.
O culpado disto tudo é o meu pai, sócio há mais tempo, muito mais. 
Há 13 anos atrás o presidente era outro, Dr. João Moreno, a Académica lutava pela descida e este senhor decidiu que queria o publico a apoiar a equipa, então oferecia os bilhetes a todos os que se deslocavam ao estádio Sérgio Conceição em Taveiro (estávamos em 2003 e o estádio de cidade de Coimbra estava em obras para o Europeu de Futebol). Foi assim durante muitos jogos. Todos os domingos que a Académica jogou nesse ano em casa, a fila para o estádio começava na Nacional 341, era o pára arranca para ver a Briosa. Cada golo era festejado por todos os que ali estavam, ninguém ficava sentado, todos cantavam, berravam e no final no caminho para o carro os sorrisos que estávamos ansiosos por pôr na cara eram sempre muito comedidos e tímidos porque havia que fazer contas...e se a equipa X ganha e nós perdemos como fica? e se empatamos? 
A Académica nesse ano permaneceu na 1ª divisão e ganhou-me a mim como sócia. 

Eu pertencia aos 95% de portugueses de um clube grande, nunca sequer se tinha colocado em questão ser da Académica, não ligava, não imaginava, não pensava nisso, não era uma hipótese. Era do Sporting, ponto.
Já sócia, todos os domingos que jogava em casa eu ia (agora já em Coimbra), conhecia os jogadores todos, tinha bilhete de época....fazia parte do ritual de fim de semana ir ver a Académica. Passou um ano, passaram 2 anos...e não passaram mais porque eu passei a adoptar a Académica como O meu clube.

Vi a Briosa nestes anos a sofrer muito, roí muito as unhas, gritei muito...vi a Briosa no Jamor a ganhar a Taça de Portugal, jamais esquecerei, lembro-me de cada minuto desse dia. Vivi grandes momentos e estou certa que continuarei a vivê-los mesmo a 500km de distância.

Fui gozada, fui questionada infinitas vezes "qual é o teu outro clube para além da Académica?"...mas tem de haver?, as pessoas não me levavam a sério...ainda hoje não levam quando falo nisto. Porque em Portugal, português que é português TEM DE SER do Benfica, do Porto ou do Sporting. Não há outra hipótese. Comecei a olhar para todos os que eram como eu (que conto pelos dedos de uma mão) como aqueles com quem podia falar sem ter de explicar nada....depois de todos estes anos continuo a falar com eles quando a Académica joga...porque eles tal como eu nunca mudaram e só têm um clube, a Académica de Coimbra.

Há 2 meses que não suporto ver que a Académica perde, talvez por já prever o que possivelmente nos esperava...e pronto, deste ano não passou, a minha Briosa não conseguiu, a cidade de Coimbra não merece uma equipa assim. 
Porque agora toda a gente tem pena, toda a gente diz que adora a Académica, toda a gente diz que era o seu segundo clube.....o que esta gente precisava que eu lhes dissesse era que talvez quando o Porto, o Sporting ou  o Benfica vão jogar a Coimbra, a Briosa necessitava deles a apoiarem a equipa e não a apoiar os outros...o que esta gente necessitava era que eu lhes dissesse que um clube não se auto-sustenta de ar e de vento, que necessita de associados, de que as pessoas vão ao estádio, que participem.

Mas eu felizmente, estou noutro patamar, são muitos anos já a viver isto.
Na certeza, que para o ano, na segunda liga eu continuarei a "ser Briosa", a pergunta, essa, vai ser outra "então e agora de quem és?", a resposta é e será sempre a mesma, "Sou da Académica, e então?"

(Este post é dedicado a todos aqueles que tal como eu, são sócios e adeptos de um clube que não é nenhum daqueles três. Uma salva de palmas também para vocês, não é qualquer um que tem a coragem de assumir e ser diferente.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.