sábado, 5 de junho de 2010

Sabias que o Zapatero não fala inglês?

Foi das primeiras coisas que me disseram apenas cheguei a Espanha.
Na altura não liguei muito a isto porque achei uma daquelas coisas que não fazem sentido nenhum...nem sequer se questiona que um governante não saiba falar inglês...

Passado algum tempo voltaram a dizer-me, colegas espanhóis, que o seu actual primeiro ministro não falava inglês...pensei "Ai outra vez esta história...por amor de Deus!".

Noutro dia, foi a vez dos meus actuais colegas dizerem-me que o Sôr Dr. José Luís Zapatero não falava inglês, desta vez, talvez porque já fosse a 3ªvez decidi ir investigar o caso e fiquei ligeiramente (para não dizer totalmente!) perplexa...de facto sempre que há conferências o Zapatero aparece *sempre* a falar em Espanhol, nunca o vi, desde que cá estou a dizer uma única palavra em inglês nas televisões.
Ainda noutro dia vi o nosso Sócrates a falar em Castelhano aquando de uma visita a Espanha, também já o vi a falar inglês, agora o Zapatero nunca o vi a falar noutro idioma que não fosse o Espanhol...

O primeiro ministro devia ser o primeiro a dar o exemplo...
Fica aqui um vídeo onde por outras palavras(!) o José Luís diz que não fala inglês, e que até chega a ser gozado pelo jornalista que apresenta a reportagem, e um artigo de opinião um bocadito antigo mas que se calhar ainda é actual no que se refere ao Zapatero não saber inglês...

E pelos vistos é mesmo verdade, o primeiro ministro espanhol só fala a sua língua materna, não sabe falar inglês!!

PS- Aconselho vivamente a visualizarem o vídeo!!
PSS- Apesar dele não falar inglês continuo a simpatizar com ele! :D

7 comentários:

  1. Eu já ouvi críticas ao Sócrates que se não sabe falar bem castelhano, para deixar-se de coisas e falar em português.

    ResponderEliminar
  2. Os espanhóis na generalidade só falam a lingua deles. Acho que faz parte um bocadinho do famoso Orgulho Espanhol, e o 1º ministro tem de dar o exemplo. Olha, nas tuas notas das cidades Barcelona devia estar em 1º, porque têm o Victor Val dés

    ResponderEliminar
  3. Dizer que o Sócrates fala espanhol é um bocadinho forte. O gajo mal fala inglês e quanto ao espanhol... enfim, não faz melhor que a maioria dos portugueses que pensa que fala espanhol mas apenas se orienta com o portunhol.

    Quanto ao Zapatero, deveria falar inglês sem duvida. Não seria muito difícil ter umas aulas particulares e ficar a falar.

    ResponderEliminar
  4. Pitux e leonardo:
    Sim, de facto o Sócrates não fala Espanhol mas sim Portunhol mas não tem medo de o fazer em frente das câmaras e a verdade é que dá para desenrascar...o Zapatero nem isso, nem dizer que prefere falar em Espanhol consegue dizer em Inglês...
    Como é que um governante pode pedir aos seus eleitores que aprendam inglês, se ele próprio não dá o exemplo? :O
    O primeiro grande passo para falar uma língua é perder o medo/vergonha...

    Paulo:
    Não percebi essa do valdes :\

    leonardo:
    Para quê ter aulas se tem um interprete? Muito mais fácil!

    ResponderEliminar
  5. Para empezar, hay más de 10 millones de españoles que somos bilingües (castellano + catalán /gallego /euskera). O sea, tantos como la población portuguesa. Además muchos de ellos son trilingües, el bilingüismo facilita el aprendizaje de más idiomas.

    En cuanto al resto de los españoles no son peores en eso que los franceses (recalcitrantes con su idioma), los italianos (que tienen un inglés generalmente atroz) o los ingleses (que obviamente no conocen otra cosa que "la lengua del imperio", y además se ofenden si no la conoces). Trato con muchos extranjeros a diario y los mejores son los alemanes, holandeses y nórdicos, tienen muy buen inglés y muchos chapurrean el castellano.

    Es curioso que muchas veces los portugueses me hablan en inglés como para verificar que soy un español inculto, me da igual, yo los atiendo sea en en portugués como en inglés.

    No es que los españoles seamos malos hablando idiomas, es que los portugueses sois mejores. ;) De momento. Y lo de Zapatero me parece bastante mal, aunque para hablar inglés como Aznar, mejor depender de un traductor.

    Andrés.

    ResponderEliminar
  6. Andrés,
    a questão que se coloca aqui é apenas e só o facto do vosso primeiro ministro não saber falar inglês, não é se o resto dos espanhóis falam ou não (esse assunto já foi inúmeras vezes aqui falado e acho que não há muito mais a dizer sobre isso).

    Quanto aos portugueses, não penses que é para ver se vocês falam ou não inglês...é mesmo o medo de não vos enterdermos, quando vocês falam rápido grande parte dos portugueses não vos entende...em geral conseguimos entender-vos
    mas se falam rápido não...não esta relacionado com o facto de ver se vocês falam inglês, isso é totalmente indiferente neste caso.
    Quando saímos de portugal a nossa 2 língua é o inglês, quer estejamos em Espanha ou não, lembra-te que nós
    não temos aulas de espanhol (embora já haja a opção de o estudar), conseguimos entender espanhol porque a sua fonética é parecida à da língua portuguesa, mas não sabemos falar...

    ResponderEliminar
  7. @Rita,

    El comentario no era a tu post, tienes toda la razón en preguntarte por qué el Presidente del Gobierno de una nación europea no habla inglés. Cosa que desconocía y que, sinceramente, me parece una vergüenza.

    El comentario era por alusiones a la ironía del que dice que no hablar idiomas es parte del Orgullo Español y que el Presidente tiene que dar ejemplo de ello. Te aseguro que hay países peores en esto.

    Objetivamente, los portugueses os preocupáis mucho más por aprender idiomas que nosotros, lo cual es muy bueno. En España mejoramos pero despacio, ayer hacían en la tele un reportaje sobre el examen de Selectividad (acceso a la Universidad tras el Bachillerato) y les hacían la entrevista a los alumnos en inglés. Sus contestaciones eran mucho mejores que cuando yo hice ese examen 15 años atrás.

    Andrés.

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.