sexta-feira, 3 de julho de 2009

O IRS espanhol...

...foi o meu pesadelo desde a minha chegada a Madrid.
Imaginava-me a preencher os papeis com a calculadora e com os recibos sentada numa mesa e sem perceber muito bem o que fazia...claro que de certeza me ia enganar e ia preenche-los mal...sinceramente quando me punha a pensar nisto ficava muito, mas mesmo muito preocupada ao ponto de ter chegado a colocar a hipótese de entregar isto a um contabilista e ponto final.

Chegou Abril e com ele a entrega da declaração do I.R.P.F. (também designado Renta).
Perguntei aos meus colegas tintim por tintim como funcionava aqui e foi aí que verifiquei que toda a preocupação que tinha tido tinha sido em vão.

Portugal terá de aprender com Espanha neste capítulo.

Ao dispor do contribuinte, para além da pagina da Agência Tributária, na qual se encontra toda a informação necessária, existe uma linha telefónica disponível até as 21h.
O estado espanhol faz ele próprio a declaração deste imposto para todos os contribuintes que o solicitem (designado rascunho), posteriormente é enviado para casa e o este pode alterar caso não esteja de acordo ou caso falte algum dado.

De salientar que este processo pode todo ele ser feito por internet.
O contribuinte pede, pode vê-lo na internet (ou também o pode receber por correio ordinário) e pode confirma-lo por internet. Receberá ou será descontado na/da sua conta caso tenha a receber ou a pagar, respectivamente.

O estado espanhol tem também acesso aos nossos dados bancários, de segurança social e fiscais, o que me surpreendeu bastante pela positiva...estar tudo "conectado"!!!

Claro que esta descrição é ligeiramente resumida e é para o caso de tudo correr bem...digo isto porque houve uma percentagem, que agora não me recordo, de rascunhos que estavam mal, mas penso que isso de alguma forma é aceitável...

6 comentários:

  1. Não sei em que é que Portugal tem a aprender com Espanha nesse aspecto. Se há coisa que funciona muito bem electronicamente em Portugal é o IRS e a SS.

    ResponderEliminar
  2. Olha que Portugal também não está nada mal! É tudo pela Internet, já está quase tudo preenchido, só tens de confirmar dados e acrescentar umas coisinhas!... São "maravilhas" em Java..............

    ResponderEliminar
  3. Aqui no UK simplesmente não fazes IRS nos moldes em que fazemos em PT ou em Espanha.

    Pelo que percebi nalgumas circunstâncias temos de entregar a declaração de rendimentos, mas não há impressos nem nada para preencher. Isto segundo o que me informaram nas finanças cá do sitio.

    ResponderEliminar
  4. Em Portugal não é mau, como a Luísa disse agr aquilo é em JAVA, e ja ha cruzamento de dados..os valores dos rendimentos, alguns seguras, etc, ja aparecem preenchidos. O Socras vai fazendo coisas boas pah:P

    ResponderEliminar
  5. mas nao te fazem a declaração de IRS...

    ResponderEliminar
  6. Esse de Jibóia é mesmo tótó! Por estes e outros é k o País está na M5RDA!

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.