quarta-feira, 8 de abril de 2009

Valerá a pena estar aqui?

A recepção de visitas tem os seus pontos positivos e negativos!
A ansiedade dos dias anteriores, a alegria de ver alguém "da minha gente" comigo pode às vezes suplantar a maior das alegrias que aqui alguém me poderia dar.
Os dias seguintes são passados com um sorriso nos lábios e com a vontade de dar a conhecer esta cidade que tanto gosto aos meus mais queridos!
Mas...chega Domingo...e este cenário transforma-se.
Chega a hora da despedida e de voltar a ser tudo como era há uns diazitos atrás.
É então aí, quando me despeço, viro costas e venho de metro para casa que me pergunto sempre "Valerá a pena estar aqui?"
Nesses domingos não consigo responder a esta pergunta, na terça respondo com um "Talvez", no final da semana respondo com "Sim, vale a pena...", mas verdade seja dita...a semana seguinte custa muito, mesmo muito a passar.

10 comentários:

  1. Sei bem o que isso é... Quando estive em Lisboa, passei pelo mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Já passei por isso e sei bem o que custa. Tens que ter um objectivo bem definido para estares aí e seres forte para não desistires...

    ResponderEliminar
  3. Olá, primeiro queria dizer que vejo o teu Blog todos os dias. Sou FÃ!!
    E sim, isso acontece comigo quando vou a Lisboa... nunca me apetece voltar. E quando em alguém espero sempre que fiquem mais tempo do que podem.
    Artur

    ResponderEliminar
  4. Pitux, Jiboia e Artur :)
    É perfeitamente normal...e eu tb sei que vale a pena estar aqui não só profissionalmente mas também pessoalmente, mas que às vezes custa, custa!!! ;)

    ResponderEliminar
  5. A mim acontece-me o contrário. No último ano digamos que tenho "vivido" entre Lisboa e Madrid. E sempre que vou até Madrid não me apetece mesmo voltar a Lisboa. Efectivamente os domingos são realmente tristes, mas as segundas-feiras (dia em que normalmente regresso) são ainda mais penosas, assim como os dias que se lhe seguem. E as segundas-feiras são sempre dias de dilemas psicológicos: "Mas que raio estou eu a fazer em Lisboa quando a minha vida está é em Madrid?" E chego sempre à mesma conclusão: porque tenho um emprego fixo e permanentemente estável e em Madrid o panorama parece-me cada vez mais negro; a elevada taxa de desemprego não ajuda, assim o como raramente me chamarem para entrevistas também não. Enfim...não estivesse eu efectiva e trabalhasse eu num restaurantezeco e já estava aí há muito tempo. Decisões difíceis, mesmo muito difíceis e que, infelizmente, leva-nos sempre a abdicar/desistir de algo. Adoro Lisboa e ADORO Madrid, não só pelo que me liga a essa cidade, mas porque MADRID é MADRID, e é como dizes, não tem rio, nem mar, mas tem uma alma, um espírito incrivelmente apaixonantes, estou literalmente perdida de amores por essa capital!
    Também já tive a oportunidade de viver num outro país durante uns tempos e realmente são as pessoas que fazem os sítios e se pudéssemos levar todas as pessoas da nossa vida para esses nossos sítios longínquos, seríamos desde logo eternamente felizes. Mas pronto, assim tb não teríamos visitinhas! :p

    Enfim, mas assim seguirei, enquanto não der o salto definitivo, viverei a tempo inteiro por Lisboa e em part-time em Madrid. Pode ser que um dia nos cruzemos aí... ;-)

    Parabéns pelo blog, desde que o encontrei que sou leitora assídua, identifico-me bastante...és uma apaixonada por Madrid, tal como eu, e isso lê-se e respira-se em tudo o que escreves! ;-) Well done!

    ResponderEliminar
  6. Oh....todos os dias me pergunto isso...e tanto me custa tanta coisa...!!!!

    Todos me dizem para ter paciencia e ser forte...mas...a vida e tao curta....valera a pena estas sacrificios?

    Bem...animo para nos:)

    ResponderEliminar
  7. Miss-I-Am-Free-Because-I-Belong-Nowhere:
    Eu ADORO Madrid e também ADORO Lisboa, apesar de nunca ter vivido em Lisboa...
    Eu gosto muito de cá estar mesmo, caso contrário ja me tinha ido embora, mas há momentos em que me questiono assim com estas perguntas existenciais (todos temos estes momentos!)...costuma sp ser qd tenho visitas...

    E sim...pode ser que um dia nos encontremos por aqui por Madrid ou por ai por Lisboa! :)

    PS-A frase que está no blog só pode ser entendida por quem já esteve alguma vez em Madrid (a de Madrid não ter rio, nem praia, nem mar,...) e achei engraçado qd disseste q Madrid era isso mesmo!É de facto, é isso mesmo! :)

    ResponderEliminar
  8. Hydrargirum:
    Eu acho que sim, que vale a pena :)
    mas às vezes é complicado...mas tb nunca ninguém disse que ia ser facil, não é?

    Como tu dizes, animo para nós!!

    ResponderEliminar
  9. Rita parabéns pelo teu Blog...é genial! Sou visitante assídua, e este post...céus, ultimamente faço-me a mesma pergunta quase todos os dias, as coisas por aqui nao estao faceis...acabo de voltar de Lisboa, fez uma semana...e a sensaçao é estranha, adoro Lisboa e adoro Madrid, mas n sinto que pertenço a lado nenhum...enfim...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. fragola:
    Obrigada!
    eu acho que isso de não saberes a que lugar pertences acontece com todas as pessoas que estão fora do país...eu neste momento tb acho que não pertenço nem a Madrid, nem a Portugal...mas continuo, apesar de tudo, a sentir-me mais portuguesa que espanhola!

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.