sexta-feira, 3 de outubro de 2008

"Que vão para o país deles...ora essa!"

Estava eu quietinha numa fila de um serviço publico espanhol, quando após algum tempo de espera fico em primeiro na fila. Havia um senhor que estava a "comandar", ou seja a dizer para onde nos tinhamos que dirigir. Atrás de mim estava uma fila enorme...mas imediatamente a seguir estava um homem e depois uma mulher que devia ter uns 70 anos e que era daquele tipo de mulher toda gaiteira sem papas na língua!

Quando um dos postos fica livre, a mulher toca-me imediatamente no braço (quase que me empurra o homem, que estava entre mim e ela, para cima de mim tal era a pressa!) para me dizer que tinha saído uma pessoa e q eu podia ir...ora o senhor que comandava aquilo chamou (e fez sinal para que eu esperasse) uma rapariga que tinha uma burca (daquelas que não se vê a cara).

Eu, continuei sem dizer nada, o atendimento estava a ser rápido e dentro de segundos era eu, até porque o senhor veio dizer que ela estava primeiro mas que tinham estado a traduzir o que dizia e mais não sei o quê.
A mulher vira-se para mim e para o homem que esta entre nós as duas e diz

"Que vá lá para o país dela...ora essa!! Emigrantes...tem de estar é no seu país, andam agora a tirar a vez aos que têm mais direito. "
O homem não comentou mas acenou com a cabeça com muita força, como se a mulher tivesse dito algo espectacular e de outro mundo, eu virei as costas.

Verdade seja dito aquilo entrou-me por um ouvido e saiu por outro. Não me coube a carapuça porque em Portugal também há gente assim e com este tipo de pensamentos e depois porque estou fartinha de ouvir dos meus colegas espanhóis que emigrantes para eles são os da America Latina e os outros, nós Portugueses somos como se fossemos espanhóis :)))

5 comentários:

  1. De certeza que não são os teus colegas a serem simpáticos?
    Digo isto porque quando estava em França levei algum tempo a perceber que afinal aquilo que diziam, depois não era bem o que sentiam no fundo. Ah e tal, eu era amiga e por isso era diferente, mas aquilo de vez em quando lá se lhes soltava algo menos próprio acerca dos portugueses (em geral).

    ResponderEliminar
  2. Não interpretem mal, mas se isso fosse em Portugal diria que era uma SR.A "Peixeira do Bolhão" a apregoar e a chamar a atenção das freguesas... Adiante!

    ResponderEliminar
  3. restelo:por acaso pela minha experiência aqui acho que os espanhóis simpatizam muito connosco, até mais que nós com eles...e não é só pelo que me dizem os meus colegas de trabalho, mas as pessoas em geral (desconhecidas) que quando me perguntam de onde sou esboçam sempre um sorriso ao saber que sou Portuguesa.
    Mas claro...como em tudo há excepções.

    ResponderEliminar
  4. Sempre são são mais simpáticos do que nós portugueses, porque apesar de sermos apelidados de povo afável e simpático, acho que temos uma certa aversão aos estrangeiros.
    Confesso que desde que fui atacada na rua por um brasileiro, ganhei aquela raivazinha interior às pessoas dessa nacionalidade, mas é como tudo na vida há uns bons e outros maus.
    Mas no geral acho o português muito preconceituoso com pessoas de outras nacionalidades (a menos que sejam suecas altas, boas e loiras)hehhehehe.

    ResponderEliminar
  5. Em princípio este é o meu novo blog http://novamentepitux.blogspot.com/. Não gosto do blogspot mas ainda é o melhorzinho. O:)
    Aguardo a tua vinda à minha nova "casa". :)

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.