sábado, 21 de junho de 2008

Condições de trabalho em Espanha (Madrid)

Para todas as pessoas que já me perguntaram como são aqui as condições de trabalho, deixo aqui um presente!
Saliento que na maioria das empresas é assim, não quer dizer que seja em todas!

- Contrato Indefinido com período de prova. Os contratos são de tempo indeterminado, ou seja vitalícios se a pessoa assim o quiser, existe um período de prova que normalmente anda a volta dos 3 a 6 meses.

-Durante o horario de inverno (Setembro-Junho ou Julho) fazem-se 43 horas semanais, ou seja 9h de segunda a quinta feiras e 7h à sexta. Um exemplo, segunda-quinta (9h-19h), sexta-feira (8h - 15h). Claro está que se pode entrar as 8h de segunda a quinta e sair-se as 18h, isso depende de cada um.

- De Junho (ou Julho, depende da empresa) até Setembro, há jornada intensiva, ou seja as 43 horas que se fizeram durante o ano são agora compensadas com o horário de verão.
Horário de Verão (8h-15h, todos os dias da semana)

-É normalíssimo as empresas darem aos seus colaboradores tickets para o almoço (são as chamadas dietas). Se calhar também existe em PT, mas eu como nunca trabalhei em PT não sei. Cada ticket dá em geral para uma refeição e são dados em blocos, parecendo um livrete de cheques. Em vez de pagar, a pessoa da um ticket, a grande maioria dos restaurantes ou cafés aceita.

3 comentários:

  1. Viva Rita, como estás?

    Isso dos tickets de almoço existe sim em PT. A minha mãe já recebeu almoços assim, mas agora que o instituto dela dispõe de uma cantina deixou de ter.

    Penso que isso usava-se muito a uns tempos, mas desde então as empresas basicamente estão-se a marimbar para o almoço do empregado. E acho que até o número de restaurantes que aceita esses tickets diminuiu bastante.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita,

    muito obrigada pela tua mensagem, muito útil.
    Um grande bem-haja.

    ResponderEliminar
  3. Ola Rita
    eu pretendo ir morar na Espanha mas não tenho ninguém que possa me ajudar eu gostaria que você me ajuda-se a ter mais informações sobre Madrid pois pretendo morar um tempo por lá... Obrigado pela atenção
    Abraços!!!

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.