sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Santinho -> Santo + inho

Pois bem, antes no meu trabalho estava sentada no numero 1 ( no desenho), ao meu lado estava um colega português (nº 2) e o resto eram todos espanhois. Um dos meus colegas espanhol estava constante mente a espirrar...era demais...ainda espirra! Eu comecei por dizer sp que ele espirrava "Santinho", ele agradecia sempre....uma vez até disse outra coisa em vez de "Santinho", mas que tb acabava por 'inho' e ele como não percebeu ou pensava q era "Santinho", agradeceu...fartei-me de rir, claro.




Até que um dia, encheu-se de coragem e perguntou-me "mas que raio é que tu dizes quando eu espirro?" e eu "Santinho -> Santo + inho"!
Ora um outro colega meu, o da frente houve uma vez que tb estava muito constipado e tb só espirrava e eu sempre "Santinho"...ele lá me ouvia a dizer alguma coisa e tb agradecia sempre....até que um dia se virou para mim e tb perguntou "o que é que dizes?" e eu "Santinho -> Santo + inho"!
Ora, nisto toda a gente desta mesa ficou a saber que quandos e espirrava o que se costumava dizer em Portugal era "Santinho" e para o final já agradeciam em Português e tudo!
A semana passada esta minha mesa foi reestruturada e nela só ficaram espanhois, novos espanhois, não conhecia nenhum....passei a sentar-me no nº5. O meu colega do nº6 também espirra de vez em quando...hoje por exemplo fartou-se de espirrar e eu, como bem educada q sou disse umas 3 vezes "Santinho", ele agradeceu sempre(!), mas à 3ª vez virou-se para mim e disse "eu não sei o que tás a dizer, mas obrigado!!!", opá desatei a rir, claro! e pronto lá lhe expliquei "Santinho->Santo + inho"! nisto o colega da frente vira-se para mim e diz "Pois tu ontem também quando eu espirrei disseste qualquer coisa e eu tb agradeci, mas sinceramente não percebi, até perguntei aqui ao (colega q se senta na 1), mas ele tb não percebeu!" e eu "Santinho->Santo+ inho", claro desatamos todos a rir...e eu ri-me a dobrar porque eles depois repetiram a palavra com o seu sotaque espanhol!!!

Depois desta explicação, houve mais espirros! e suas excelencias apenas eu disse "Santinho" fartaram-se de rir! Mas pronto ao menos já sabem o que digo!Ali naquelas redondezas da minha mesa já toda a gente sabe o que é! A isto se chama espalhar a cultura portuguesa! :P

1 comentário:

  1. Curioso: eu aprendi que era falta de educação dizer-se "santinho" quando alguém espirrava. Aliás, até tenho algures um post sobre isso.

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.