sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Fim de Semana à porta!

Já pareço uma verdadeira trabalhadora...sempre que chega 6ª feira fico muito muito contente..porque será?
Ontem fui para a Gran Via comprar aquelas roupas de engenheira...os espanhóis nao tem o habito de ir para os shoppings, vão para as ruas (alias nem têm shoppings)....não se pode andar quase com tanta gente nas ruas...e as lojas estão apinhadas de gente...parece que não têm mais que fazer!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

O porquê dos espanhois serem uma nódoa em Línguas...

A fama persegue-os e de certeza que tb já tinham ouvido falar que os espanhois não eram grande coisa em linguas...pois ao fim de meia duzia de dias consegui perceber porque é que isto acontece...
Ora, estes camaradas, traduzem as palavras em ingles para a acentuação em espanhol, isto é, enquanto q em portugal as palavras que são inglesas nós pronunciamo-las com a verdadeira acentuação inglesa eles não...
Por exemplo (e existem vários!..)

Java ---> eles dizem "RRaba"
Square ---> eles dizem "escuar"
String ---> eles dizem "estringue"

Quando ouvi pela 1ª vez "Square" tive um bom tempo a pensar o que era..enfim!
Como se isso ja nao bastasse, os cinemas aqui são todos dobrados para espanhol...existe um ou dois que são na versão original com legendas em espanhol, mas 95% são dobrados, o que não deixa de ser menos curioso é q os q são dobrados têm filas enormes e os que não são estão às moscas...

Mais um Fim de Semana!

Lá se passou mais um fim de semana... Neste fui andar pela Gran Via que é uma das avenidas mais importantes de Madrid, se não for a mais importante! Deve ter cerca de 2 ou 3 km e é só lojas, o ideal para quem queira fazer compras! Há aquelas lojas espanholas, sabem?! Zara, MNG, Sfera (esta é demais, está em todo o lado!), Berska, Stadivarius...e o mais engraçado é que tem exactamente as mesmas roupas q estao nas lojas em PT!!!!
Andei também pelas Portas do Sol que é o Km zero de Madrid (onde começou MAdrid).
Fica a uma fotozita do momento na Gran Via!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Mais um fim de semana!

Aos pouquinhos vai tudo voltando à normalidade...não tenho nada de especial a contar!Esta semana chegaram mais 8 portugueses todos fresquinhos! :P
Ainda não tenho grandes planos para o fim de semana..logo se vê!

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Haja paciência para os Nomes em Espanha!

Talvez não saibam (eu só soube quando andei no espanhol) mas a ordenação dos nomes das pessoas em Espanha é diferente da ordenação em Portugal...
Por exemplo, enquanto aqui a maior parte das pessoas so tem 3 nomes, o do meio é o mais importante, ou seja o nome do pai, em Portugal é exactamente ao contrário!

Ora já devem estar a imaginar a confusão que é quando é preciso fazer algo em que seja necessário dar o nosso nome...tendo em conta que eu por exemplo, não tenho 3 nomes mas sim 5 nomes, 4 deles sobrenomes e que os 2 ultimos sao do pai e os dois primeiros os da mae já estão a ver!...ahhhh e não esquecendo que aqui eles têm sempre primero apellido e segundo apellido :S

Sempre que é necessário preencher algo, a primeira coisa que me perguntam é : "Cual es tu primero y segundo apellidos?" e eu como sempre (já perdi a conta!) digo : "En portugal es diferente, el nombre mas importante es lo ultimo!"...isto resulta em que eu em alguns documentos tenha Rita (sobrenomes do pai) (sobrenomes da mae) e noutros tenha ao contrario...enfim haja paciencia!

Fotos do Fim de Semana

Como o prometido é devido, ficam aqui algumas fotos do meu fim de semana. Sim porque levei a minha maquina mas entretanto fiquei sem bateria..é bem!
Nas fotos falta a fotografa de serviço, a Ana!
Passando ao que interessa...as fotos foram tiradas no Parque do Retiro e na Atocha (onde fizeram lá um monumento com frases em várias linguas, também está la o portugues, com palavras de Paz, em memória às víctimas do atentado).
Já tinha estado lá na semana passada com os meus pais, mas resolvemos voltar lá até porque ficava tudo na mesma zona...
Nessa tarde foram ainda tiradas mais fotos..mas acho q se as colocasse aqui isto ficaria demasiadamente chato...
E uma nota para o menino Pedro Santa e para a menina KoSMiCa , tenho a dizer que não vou criar perfil nenhum no flickr... até porque tenho mais que fazer (apesar de voces pensarem que não e que isto é só boa vida) e depois porque não ando com a máquina fotográfica atrás de mim para onde quer que vá!






sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Segundo Fim de Semana em Madrid!

Hoje fiz um teste de HTML! Sim porque isto não é so boa vida, para além de ter de cumprir as 8 horas na empresa, temos testes, projectos e isso... Correu bem..foi facil..ate deu tempo p ir ao banco e tudo durante a hora do teste :P
Amanha vou conhecer Madrid com alguns colegas portugueses que vieram também na semana passada, depois se der meto aqui as fotos.
Está tudo a correr muy bien, já tenho tlm (é horrivel, era dos mais baratos, e nem dicionario em PT tem) :\ enfim...dá p desenrascar.
Também já tenho um dicionariozinho de espanhol-portugues e portugues-espanhol :P
Para a semana já devo ter net em casa :D :D :D

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Dia a dia

Pois o meu dia a dia desde a passada 2ª feira é, das 8h30 as 14h30 formação com um intervalo de 30mintuos às 11h. Só as 15h é-nos permitido ir almoçar...porque almoçamos ca na empresa, existe uma cozinha e vimos com o farnel de casa :D
No primeiro dia qd me disseram que comiam lá, só me rir...mas é montes de normal...toda a gente faz isto..mesmo aqueles todos engravatados vêm com o farnel numa saquinha de plastico :P
Depois de tarde estamos a treinar os exercicios e isso durante duas horas!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Noticias II

Pois bem..vou contar RESUMIDAMENTE a minha primeira semana em Madrid.
Apenas cheguei a madrid vim directamente à empresa com malas e tudo..so queria q vissem..enfim, como é obvio era TUDO a olhar!
Depois foi-nos tudo explicado, toda a burocracia q tinhamos de fazer (e nao é pouca), mas a documentaçao so pode ser tratada após se ter casa. Ora começou a procura da casa...nem vos digo nem vou conto...horrivel..casas horriveis mesmo, nao ha possivel descrição...ahh e o mais engraçado é q so ha apartamentos/quartos a alugar nas zonas problemáticas ou bairros sociais...foi complicado..desesperei mesmo..eu e o Pedro ja estavamos mentalizados para ir um para cada lado..mas dp, o desespero ja era tanto que, perguntámos a mulher do hotel onde estavamos se nao conhecia alguem que tivesse um apartamento...e pronto tivemos sorte..apartamento novo, moderno, T1,eu estou na sala , o Pedro no quarto.
De resto tem sido fixe...tivemos de comprar utensilios de cozinha pq a casa nao tinha.
Ah e os portugueses são bue da simpaticos, posso dizer q conheci mais gente na ultima semana q durante o ultimo ano no DEI :\ cada vez q vinhamos a empresa eram mais portugueses para conhecer...todos muy simpaticos...somos cerca de 40 portugueses na empresa!Há de todo o lado, desde Bragança a Faro!
Quanto à cidade...vi pouco, mas ja fui ao palacio real, e a algumas cenas turisticas...fiquei surpreendida, nao estava à espera..muito muito fixe.
Hoje comecei oficialmente a trabalhar...um mes de formação, onde vou ter 2 projectos e testes, na proxima 6ª feira terei o primeiro teste..vamos ver!
Bem vou para casa...sim..porque ainda nao tenho net :( mas vou ter claro!

noticias

Tenho muita coisa para contar, mas o problema e que nao tenho net em casa daí nao poder contar nada.
Comecei hoje com a formaçao, esta a ser fixe ;)
quando tiver condiçoes depois conto mais...

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Dia 0º : Porto - Madrid (4-09-2007)

Aqui fica a primeira foto da longa caminhada, num avião da grandissima Ryanair!
Por incrível que pareça parece que já foi há bue...mas só foi ontem. É que desde ontem até agora já se passaram tantas coisas, q ainda não deu bem para pensar em nada.

Tem sido uma aventura!

Cheguei bem.Estou bem. Tem sido altamente. Estou a gostar muito apesar de andar num corropio...Tenho-me fartado de rir com o PGil. Qd tiver mais novidades conto.

domingo, 2 de setembro de 2007