segunda-feira, 11 de julho de 2016

Ai como eu gostava de estar em Portugal!

(Aviso: Por força das circunstâncias este post ultrapassa as regras básicas deste blog: tem mais de 3 parágrafos ou mais de 20 linhas)

Vivi isto tudo.
Ouvi e voltei a ouvir vezes sem conta que não merecíamos, ouvi e voltei a ouvir que estávamos onde estávamos por sorte, ouvi e voltei a ouvir que só jogávamos com "equipecas", ouvi e voltei a ouvir tudo o que eles tinham necessidade de dizer para mostrar a sua frustração pela sua selecção que foi eliminada antes de nós.
Vezes sem conta. Todos os dias. Durante 1 mês.

Nos dias seguintes às nossas "vitórias", alguns davam-me os parabéns, outros ficavam calados no seu lugar a observar quem o fazia, como se aquilo de dar os parabéns fosse a pior coisa que lhe pudessem pedir. Eu agradecia e nem falava mais no assunto.

Quando passámos à final, os que ousavam tocar no assunto pediam-me encarecidamente "por favor ganhem à França. Todos podem ganhar, menos a França". Porque não há nenhum espanhol que goste da França. Nenhum. Talvez porque a França é melhor que eles. E os espanhóis têm problemas com os que são melhores que eles. Esses que me faziam esse pedido, eram os que seguiam os jogos da nossa selecção, os outros, que falavam mal, só viam os resultados.

Hoje, quando acordei, depois de uma noite que terminou já muito depois da meia noite, estava morta mas contente. Feliz. Transbordava alegria. Mais uma vez, quando entrei no trabalho, os que sempre me felicitaram, voltaram a fazê-lo eu agradeci com um sorriso espetado nos lábios e dizia o que tinha sofrido. Todos os outros, voltaram a ficar calados no seu lugar a observar, porque nem mesmo ganhando a final, nós merecemos, nem se jogássemos mais 10 finais. Porque felicitar custa, quer dizer, que não foram eles os vencedores. Os espanhóis são assim. 

Ai como eu gostava de estar neste momento em Portugal! A festejar com aqueles que sabem o sabor que este trofeu tem. Com aqueles que tal como eu estiveram sempre tão perto de ganhar mas que nunca tinham ganho até ontem.

Porque minha gente, ter as capas dos principais jornais desportivos espanhóis dedicadas a Portugal é um feito. Fiquei surpreendida. Muito. Mas ainda mais feliz.

 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.