sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago, obrigada.

No inicio de 2009 decidi a todo o custo que teria que ler pelo menos um livro do José Saramago.

A opção recaiu sobre o Memorial do Convento, li a primeira folha, agradou-me e trouxe-o para Madrid. Demorei algum tempo a ler o livro. Confesso que só o acabei porque o li no metro e porque não tinha mais nenhum em Português.
Embora me tenha custado, fiquei contente por ter conseguido ler um livro do Grande Saramago.

Dei-lhe uma segunda hipótese.
Fui a Portugal, peguei no Evangelho Segundo Jesus Cristo e trouxe-o para Madrid. Ao contrario do anterior, este não me custou nada a ler, sei que o li num abrir e fechar de olhos e rendi-me completamente a este fantástico livro e ao seu Autor.
Dei por mim com uma vontade imensa de ler outros livros Dele.

O seguinte foi As pequenas memórias. Voltei a gostar.

Hoje quando soube que o nosso José Saramago tinha morrido, confesso que fiquei surpreendida.
O Homem que enche as prateleiras de qualquer livraria espanhola,
o mesmo Homem que é tão respeitado no seu país como aqui em Espanha,
o Homem que nuestros hermanos adoptaram como sendo mais um dos seus, morreu...mas deixa para trás algo que jamais alguém conseguiu fazer até hoje, ter mostrado ao mundo o quão bonita é a Língua Portuguesa quando escrita por alguém que sabe, como Ele.

2 comentários:

  1. Tenho a sensação que ele era mais respeitado e valorizado em Espanha do que em Portugal.Claro que agora que ele morreu todo Portugal o adora mas...enfim...
    que descanse em Paz.

    Dele ainda só o Memorial e achei imensa piada.

    ResponderEliminar
  2. eu nao quis dizer isso no post, mas tenho essa mesma opinião, de ser mais considerado aqui que em PT.

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.