domingo, 20 de dezembro de 2009

A chave, o contador e eu - Capítulo 2

A chave, o contador e eu - Capítulo 1

A senhora veio e eu reconhecia-a, era do meu andar, eu costumava apanha-la no elevador e achava-a muito antipática porque nunca dizia nada...
Expliquei-lhe a situação, queria ver o valor que estava no contador da electricidade e não sabia onde estavam os contadores. Pegou-me na mão e levou-me ao tal dito pátio, foi direita á tal dita porta, abriu-a e mostrou-me o compartimento. Tinha 3 portas, uma para os contadores da água, outra para a luz e outra para o lixo...e depois tentou abrir a da luz e disse-me "mas olha que que está fechada ", eu dei uma vista de olhos rápida ao espaço, não fosse a chave estar em cima de algum cano ou qualquer coisa do género...nada. Não me fixei na fechadura da porta nem nada porque pegou novamente em mim e disse "vem ali comigo que vamos falar com a 'não sei o quê' que sabe de certeza quem tem a chave"...entretanto no elevador contei-lhe o valor das facturas...Dios mio hija, pero que haces tu? foi a reacção dela, eu contei-lhe tudo o que havia para contar e ela concordou e disse que de facto eram valores exagerados...pois!
Tocou à campainha da 'não sei o quê' e perguntou-lhe se ela sabia quem é que tinha as chaves do compartimento do contador porque eu era nova no prédio(!) e necessitava de saber o valor do da electricidade.
A 'não sei o quê' era a típica espanhola, daquelas que se for necessário levantar a voz sem receio de ninguém levanta, daquelas todas arranjadas e toda despachada.
A 'não sei o quê' olhou para mim, sorriu (com um sorriso de pena) e disse Lo siento mucho hija, pero no hay nadie (=ninguém) que tenga esas llaves..., a da janela ficou tão ou mais estupefacta que eu, e continuou dizendo que só os que vinham ler os contadores é que a tinham, nem o presidente do condomínio (o marido tinha sido o primeiro presidente do condomínio do prédio e não a tinha), nem nada. Houve até um dia que discutiu forte e feio (não me admiro!) com um da empresa de electricidade porque lhe pediu a chave e que ele disse-lhe que a chave era deles e não tinha nada que emprestar, sugeriu-me que metesse uma reclamação na empresa de electricidade.
Continuaram a falar dos filhos e netos...eu já não ouvi mais nada...o mundo tinha-me desabado em cima, como ia eu resolver o problema?
O senhorio não queria saber da questão, ninguém tinha o raio da chave,...mas porque é que estas coisas só se passam comigo?

(continua num dos meus próximos posts...!)

1 comentário:

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.