terça-feira, 5 de agosto de 2008

Portugal visto por uma Sueca!

Estava uma sueca, uma francesa e uma portuguesa (eu, claro está!) à espera da nossa aulinha de Espanhol e estávamos a falar de Espanha "não gosto nada disto em Espanha", "Eu gosto muito do habito que eles têm de fazer isto e aquilo...", etc.
Até que chegou-se ao tema inevitável...os filmes!
A francesa dizia que preferia mil vezes as dobragens, dizia que para quem está a aprender era muito melhor, porque assim dava para treinar a sua expressão auditiva.
Eu claro era contra...preferia mil vezes com legendas, tem agora algum jeito ver o Dr. House dobrado a dizer asneiredo Espanhol?!
A sueca era da minha opinião, não conseguia ver as cenas dobradas e num instante virou-se para mim e disse-me mais ou menos isto

"Em Portugal é que é uma maravilha, têm tudo legendado é como na Suécia. Se uma pessoa souber o português lê as legendas e se não souber ouve em inglês"

A francesa meia estupefacta perguntou "mas como é que voces conseguem ver o filme e ler ao mesmo tempo as legendas?"...oh meu deus! pensei eu!

A sueca continuou"Eu quando estive em Portugal fiquei surpreendida, vocês sabem muito de linguas. Eu fui aos correios e falei em inglês e responderam-me em inglês " (aqui até eu me surpreendi, mas fiquei calada!) e continuou "falei em espanhol, falaram comigo em espanhol...assim é que é!!

Como boa portuguesa que sou respondi-lhe " É pena é só ser nisso das linguas é que somos bons!"
Conclusão: Este elogio vindo de uma pessoa que é oriunda de um dos países mais ricos e desenvolvidos da União Europeia deve deixar-nos a todos com muita mais vontade de aprender idiomas e aperfeiçoar os que ja sabemos! :)

7 comentários:

  1. Os portugueses (ao contrário dos espanhóis) são muito mais educados! Mesmo quando não sabemos falar no idioma da pessoa tentamos "arranhar" o inglês e ajudar a esclarecer as questões.

    Já me aconteceu isso várias vezes! Uma delas foi no comboio para Coimbra, 2 horas seguidas a "arranhar" o inglês :)

    ResponderEliminar
  2. E ainda ela não falou nas linguas de bacalhau e nas linguas de gato, senão...então é que ela via como nós somos um povo poliglota!!!

    ResponderEliminar
  3. Pois agora imagina o que é ouvir tudo dobrado em alemão... o espanhol a gente ainda vai percebendo, agora o alemão, essa lingua maldita, para mim é impossivel! mas julgo que para a semana começo com as aulas, se bem que, nem com 5 anos de alemão intensivo vou lá!
    É verdade somos bons em alguma coisa, nem que seja em respeitar a voz que Deus deu a cada um :)

    ResponderEliminar
  4. Não somos nós que somos bons em línguas, os Espanhóis é que são uma lástima...E vá lá que ainda aprenderam uma língua durante a vida (espanhol), acredito que chegue o dia em que comuniquem apenas por grunhidos :-)

    PS-Sueca=BOA?

    ResponderEliminar
  5. ai oh paulo tu as vezes fazes cada pergunta :P...Sueca=BOA? Gostas de Loiras de olhos azuis? Pronto...aí tens a resposta.

    ResponderEliminar
  6. Realmente essa da "Boa"... Meninas! Temos que ir para a Suécia! Não para ser igual a elas, pelo contrário,... lá as morenas têm mais valor e são "=BOA" :D LOL

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.