segunda-feira, 21 de abril de 2008

Consulado de Portugal em Madrid?...Esqueçam!!!

Hoje resolvi ir renovar o meu BI, assim como sabia que se podia fazer isto no Consulado de Portugal, aí fui eu!
Entrei e cheguei-me ao balcão e estava uma senhora ao telefone, apenas percebeu que eu ia ficar ali no balcão à espera (o normal, não?!) fez-me um gesto com a mão para eu me afastar, assim como nós fazemos aos cães...passei-me, depois percebi porquê!

Ora ela mantinha uma animada conversa com alguém que conhecia supostamente e que lhe era familiar...não valeu muito eu ter-me afastado, porque como não havia mais ninguém à espera ouvi a conversa toda..enfim!
Enquanto esperava ouvia uma empregada quase que aos berros com um cidadão português, a explicar-lhe como se ele fosse uma criança "O Sr. se só vai casar a Portugal, não precisa de nenhum visto, mas se é para residir lá, necessita, entende? Ou seja, como só vai casar, não precisa!"

Nisto a empregada que devia atender-me acabou a sua amena cavaqueira ao telefone e lá se dignou a perguntar-me com uma delicadeza daquelas que nós portugueses tão bem conhecemos "O que é que quer?", eu como vi que a educação não pairava por ali, também comecei a aparvalhar "Venho renovar o BI"...O que eu fui dizer!!!!!!!!!!
"Vem renovar o BI? Mas não vai a Portugal? Por acaso está inscrita aqui no Consulado? Porque é que vem aqui renovar o BI?", ao que eu com uma antipatia que também sei fazer disse "Não estou inscrita, mas posso-me inscrever agora, alem do mais sei que uma das funções do Consulado é essa mesmo"....
A mulher continuou com a sua simpatia "Aqui a renovação demora cerca de 3-4 meses, não me vai dizer que neste espaço de tempo não vai a Portugal! Ainda para mais agora vão meter tudo num cartão, o cartão único e você vai ficar com o BI e com os outros cartões"...como se ela tivesse muito a ver com isso, o que é que lhe interessava isso?....

Como vi que aquela conversa não ia a lado nenhum, simplesmente disse "olhe deixe la, de facto é melhor ir a Portugal é, porque já vi que aqui não vou longe..."

6 comentários:

  1. acho isso inacreditável! Eu fui renovar o meu BI há coisa de 1 ano, também em madrid, e no consulado fiz a inscriçao no mesmo acto em que preenchia os papeis para o BI... demorou 2 semanas a darem-me o novo BI! Paguei quando fui buscar e "mai nada"... eu se fosse a ti voltava lá e insistia porque alguma coisa nao funcionou bem...

    ResponderEliminar
  2. Já em Setembro tinha estado lá e não fiquei nada com boa impressão, a mesma senhora que me atendeu desta vez também dizia na altura que não percebia porque é que as pessoas iam lá renovar uma vez que demorava muito mais tempo e era muito mais fácil ir a Portugal e pronto!Enfim...

    ResponderEliminar
  3. Acho que conhecemos a mesma senhora. :)

    Se quiseres ler o resultado:
    http://em-madrid.blogspot.com/2008/06/seco-consular-da-embaixada-de-portugal.html

    ResponderEliminar
  4. Olha que realmente... uma pessoa só lá vai de tempos a tempos e ainda assim tem que se chatear! Não cheguei a ir ao fotógrafo mas tive quase para lhe dizer: Viu como eu fiquei lindo? LOOOL

    ResponderEliminar
  5. A pior de todas é a loura de voz afectada- por casualidade a mesma viz da gravação telefónica. Mal educada, saloia com a mania que é fina e de uma prepotência que até envergonha os restantes presentes.
    Essa senhora quase que me batia numa das vezes que lá fui. Pensar em ir ao consulado é parecido a ir visitar a casa da menina do exorcista: alem de ver aquele personagem medonho ainda te expulsam qualquer saudade ou sentimento patriota!
    Rui Castro

    ResponderEliminar
  6. Estou de acordo com tudo o que foi dito aqui.
    Estive recentemente lá e fui atendida pela Ana Maria Torres de Carvalho que para mim não tem competência profissional, é mal educada e simplesmente digo não sabe comunicar.
    Espero que mudem o repertório daquele lugar!

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.