domingo, 26 de novembro de 2017

Eu pensava que sabia fazer amêijoas.

O objetivo era fazer carne de porco à alentejana. 

Fui ao supermercado e comprei uma daquelas bolsas de rede que têm amêijoas. 7,50 €uros!

Cheguei a casa, abri a bolsa de rede e meti as amêijoas num recipiente com água. Desde pequena, pensava que só se podiam meter na panela quando todas as amêijoas se abrissem, caso contrário não se poderiam comer. Na minha ingenuidade...passou 1 dia, 2 dias, 3 dias....e o raio das amêijoas não se abriam. "Que estranho!", pensava cá para mim, "devem estar todas estragadas. Uma pessoa qualquer dia já não pode comprar nada!"! Enquanto os dias passavam ia mudando a água e a vontade de comer carne de porco à alentejana ia aumentando....aumentando...aumentando.

4º dia...vou ver as amêijoas...tudo igual. Fechadinhas!, uma ou outra aberta! Denotei um certo cheiro nas amêijoas. Pensei "com meia dúzia abertas já consigo matar algumas saudades!", fui tratar delas, abriram-se todas na panela! 
"O prato vai ficar perfeito!", pensei. 

Fui para comê-las....não as comi, deitei fora! Tinham um cheiro a estragado, de tanto tempo na água...no dia seguinte disse à minha mãe, "vê lá tu que comprei as amêijoas e nunca mais se abriam, tive 4 dias com elas em água...depois quando fui para as comer, deitei-as fora", a minha mãe riu-se e até gozou "então tu não sabias que não é preciso.....?"...."sabia lá, eu nunca tinha feito amêijoas na minha vida!", disse-lhe eu! 

Resumindo, a carne de porco à alentejana foi feito sem amêijoas e com uma pena terrível das amêijoas que apesar do cheiro horrível com que estavam, tinham um aspeto maravilhoso..


2 comentários:

  1. Ahahahha eu faço isso com os caracóis, com as ameijoas por acaso já sabia que normalmente abrem-se quando as cozinhamos. Sempre ouvi foi dizer que se tiverem fechadas depois de cozinhar que não devemos comer porque provavelmente já estavam mortas. Já agora, se fores fazer mexilhão um dia, se encontrares algum aberto antes de cozinhar, manda fora.
    Foi engraçado tenho de admitir, mas só aprendemos com os nossos erros.

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.