sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

¿? e ¡ !

Acho que grande parte das pessoas que estuda ou vê escrito espanhol já se perguntou muitas vezes porque é que aqui nuestros hermanos utilizam os símbolos "¿" e "i" no início de uma frase, quando esta é interrogativa ou exclamativa, respectivamente.
Eu também me fiz várias vezes essa pergunta, até porque pelo que eu saiba, mais nenhuma língua tem esta particularidade.
Resolvi então perguntar ao meu professor de espanhol preferido (este)!!
Ele deu-me a seguinte resposta,

Imagina que estás a ler um texto em voz alta, normalmente em Português, por exemplo, quando o lês chegas ao final da frase, e se a frase é interrogativa, só no final da frase dás a entoação adequada porque só aí te apercebes que é interrogativa. Em Espanhol isso já não acontece, sabes logo desde o início da frase que ela é interrogativa ou exclamativa e assim podes dar logo a entoação respectiva!

Convenceu-me logo com esta teoria, realmente não está nada mal pensado...depois lembrei-me daquela celebre revista espanhola que eu acho que toda a gente conhece... que não se chama iHola, mas sim Hola com a devida entoação, claro!!


4 comentários:

  1. A revista chama-se iHola! "i hola!" :-)
    E os teclados têm espaço para tanta tecla de pontuação? onde fica o ? invertido?

    ResponderEliminar
  2. Nao percebi o trocadilho de iHola e i Hola! :S

    Sim, ha espaço para todos!!:P

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que a revista chama-se "iHola!" com ponto de exclamação invertido no início. E já sabia do motivo pelo qual eles usam esses sinais de pontuação invertidos.

    A questão é: se mais nenhuma língua tem isso, e toda a gente consegue ler um texto na mesma, porque é que os espanhóis hão de se armar em burros e afirmar que precisam disso?

    ResponderEliminar
  4. Pitux:
    O nome da Revista é iHola!, com ponto de exclamação no inicio e fim, eu não digo o contrário, mas ha muito boa gente que pensa que é "iHola" e que leva um ponto de exclamação no final...e não!

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.